CulturaPolítica

HISTÓRIA. Um empresário e o regime militar. Tema para o “Cultura na Sedufsm”

Um instigante (e pouco estudado, e menos ainda divulgado) tema será debatido na sempre excelente promoção “Cultura na Sedufsm”, tradicional evento da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Trata-se da relação umbilical entre um grande empresário e a repressão política no regime militar.

O “Cultura…” acontece no próximo dia 16, e os detalhes constam de material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação da entidade. O texto é do jornalista Fritz Nunes. Acompanhe:

Cultura na SEDUFSM exibe filme que resgata a relação de empresário com a ditadura militar

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM, através do projeto Cultura na SEDUFSM, retoma sua programação no próximo dia 16 de junho. Nesta data, às 19h, será exibido o documentário nacional que já recebeu vários prêmios: “Cidadão Boilesen”, que tem duração de 92 minutos e cuja direção é do cineasta Chaim Litewsky.

O filme resgata a ação do empresário dinarmaquês Henning Boilesen, que no início dos anos 1970 era o presidente do importante grupo empresarial Ultra (Ultragaz) no Brasil. Através de dezenas de depoimentos, o roteiro aponta para o empresário como um dos articuladores na busca de recursos privados para o financiamento da Operação Bandeirante (Oban) de repressão aos grupos armados que lutavam contra a ditadura.

Logo após a exibição, haverá espaço para os convidados fazerem os comentários. Participam da mesa de debates o professor do curso de Direito da UFSM, José Luiz de Moura Filho; o professor do curso de História da UFSM, Diorge Konrad e o jornalista e diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria, César Santos. A coordenação das discussões ficará a cargo do professor Vitor Biasoli, do curso de História da UFSM. O evento ocorre no auditório da SEDUFSM, localizado à rua André Marques, 665, e a entrada é franca.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo