JudiciárioMídia

MÍDIA. Por concurso em que advogado teve frase plagiada, ZH terá que indenizar

“Se o coração de todos é vermelho, o meu tem um pouco de branco./De tudo, já vi um tanto,/ Mas amor como esse só existe um,/ Que sempre teve um sonho,/ Que de azul foi passado/ E que de vermelho será pintado,/ Com a maestria de um legado chamado colorado”

O texto acima foi inscrito (num dia) por um advogado interessado em ganhar um concurso que poderia levá-lo a assistir a uma partida do seu time, o SCI, em São Paulo. No dia seguinte, frase idêntica foi inscrita no sítio especial criado para isso por Zero Hora. Só que por outra pessoa.

Mais tarde, o jornal escolheu (entre 20 mil) esta segunda (igual a primeira) como uma das vencedoras. Hein? Isso mesmo. Resultado? Processo. No qual o principal jornal do Grupo RBS acabou condenado, juntamente com a plagiadora. O beneficiário, claro, foi o advogado que começou tudo.

Os detalhes, e aqui não faço qualquer juízo de mérito, estão em reportagem publicada com exclusividade pelo sítio Espaço Vital, especializado em questões jurídicas. Confira:

Zero Hora condenada a indenizar advogado que teve frase plagiada em concurso

O sonho frustrado do leitor e advogado Laerte Bonetti de Andrade (OAB/RS nº 61.879, com atuação especialmente em direito trabalhista bancário, na defesa de instituições financeiras) de ir a São Paulo assistir ao jogo do Internacional de Porto Alegre, desfrutando da promoção “RBS Leva Você à Final da Libertadores”, deverá ser reparado pela forma desleal como o torcedor foi vencido no concurso de frases lançado pelo jornal Zero Hora.
O autor da frase vencedora receberia a viagem-prêmio a ser realizada em 9 de agosto de 2006. Laerte enviou pela Internet a sua criação, esperançoso na vitória, mas no dia 7 de agosto verificou que seu nome não estava inserido entre os ganhadores da promoção. Na ocasião, não foram divulgadas publicamente as frases escolhidas.
Dias depois, porém, Laerte encontrou no saite da Zero Hora a revelação das melhores frases. Ao lê-las, Laerte se surpreendeu ao ver que a 28ª frase selecionada era, literalmente, a sua, embora seu nome não figurasse no rol dos contemplados, e sim o de Michele Michel Ruano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo