ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Fabiano e Pimenta: a disputa mais eletrizante de Santa Maria em outubro”

O jogo de risco de um diante da vantagem bastante clara do outro

Fabiano Pereira, do PT, está fazendo o jogo mais arriscado de sua (ainda) curta vida política. Trocou uma reeleição considerada tranqüila à Assembléia, com a perspectiva de ser dos mais votados de seu partido, por uma incerta (para dizer o mínimo)  tentativa de chegar à Câmara dos Deputados.

Por conta dessa circunstância, protagoniza aquela que é, sem qualquer dúvida, a grande disputa eleitoral de Santa Maria em outubro. A que põe, de um lado, Fabiano, de outro Paulo Pimenta – que chega com uma campanha bastante estruturada, fruto de dois mandatos de sucesso e alcance estadual, além de inegável prestígio local. Sem falar no chamado “recall” da eleição recente, para a Prefeitura.

Fabiano resolveu desafiar a lógica. Dar um passo além. E corre agora para evitar o que poderá ser (muitos milhares de votos talvez sejam insuficientes) um fracasso. Não eleger-se significará a volta ao começo do hoje promissor deputado estadual.

O raciocínio vale mesmo se Tarso Genro virar governador. E especialmente se, como se imagina, Paulo Pimenta chegar ao seu terceiro mandato na Câmara. Este é aliado interno preferencial de Tarso em Santa Maria e no Rio Grande, ao contrário de Fabiano.

Não é por acaso, assim, a forma como o hoje edil estadual toca a campanha: se portando como trator (o que não ajuda muito a relação, aliás). É a sua sobrevivência política. Se ficar fora da nominata federal do petismo, terá que recomeçar. E o diabo é que, pelo menos entre os que observam a política local com um mínimo de independência, embora tenha chance, se trata de parada difícil, ou no mínimo bastante complicada. Inclusive porque Pimenta está na sua frente. Bem à frente, há os que dizem.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É com certeza percebe-se o trabalho do pimenta e o quanto ele se dedica para cidade, o engraçado é que essa tamanha dedicação não transparece na sua arrogância e na sua assessoria que mais parece um bando dos corleone, chegam, oferecem, obrigam e forçam a apoiar o digníssimo mas esquecem que teve uma grande parcela q não aprovo o trabalho deste deputado senão ele era prefeito não é mesmo!
    Mas a cidade escolheu corretamente e saberá escolher de novo em 2010, este deputado obteve a tal votação porque era candidato do petismo, tinham de votar nele e aposto que se fosse outro candidato o PT estava no governo
    Mas graças a deus não está! ufa!

  2. Sinceramente eu gostaria que fossem elitos o máximo de petistas,quanto ao Pimenta,não elege-lo seria uma perda imensa para a cidade e região, afinal só não vê quem não quer, o trabalho dele está por toda a parte, além disso prima por uma assessoria parlamentar que funciona e não perde tempo com picuinhas que nada somam para a comunidade.

  3. Vale também lembrar, que quando Pimenta substituiu Rolim estava com sua trajetória política crescente, presidindo uma CPI que desbaratinou o crime organizado no RS. Inclusive um dos traficantes investigados na é poca, foi preso se não me falha memórias há duas semanas. Como legado dessa CPI, ficou a delegacia da PF em Passo Fundo, que hoje é referência no combate ao tráfico de drogas. Pimenta também se tranformou em referência na área de segurança pública, desenvolvendo sua trajetória paralelamente à àrea. Hoje, seu mandato está maduro e consistente, não há como negar isso. Tornou-se, símbolo de consquistas com para Santa Maria como a BR 158, Travessia Urbana e Investimentos em educação. Possui um relacionamneto “instucional” estreteito com Schirmer, seguindo despejando recursos em nossa cidade. Além disso, teve papel fundamental a reconstrução dos municícipios atingidos pelas chuvas no início do ano, como ressaltou o prefeito de Nova Palma, em entrevista ao Diário de Santa Maria. Gosto muito, do deputado Fabiano Pereira, inclusive votei nele nas últimas ele~ções, porém, acredito que neste momento, o Fabiano está sendo um pouco “afoito” como foi uma figura de SM no último pleito e desta vez resolver recuar , calçando as sandálias da humildade e disputando uma vaga à Assembléia. “As vezes, segurar o pé numa reta é garantir a execução de uma curva perefeita, trazendo segurança em um horizonte que se abre”, filosofia de bar.

    Abraços,
    Claudemir

  4. Sei que a as situações são distintas, mas não podemos esquecer que Santa Maria já elegeu dois deputados federais pelo PT na mesma eleição (Valdeci e Rolim em 1998). E que o Rolim (dizem) perdeu sua vaga para o então Deputado Estadual Paulo Pimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo