Economia

ECONOMIA. Prepare-se para novo aumento da taxa básica de juros já nesta semana

Há 45 dias, os integrantes do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o chamado Copom, inverteram a rotina. Em vez de reduções graduais, um abrupto aumento da taxa básica de juros (a tal de Selic), que voltou ao patamar de dois dígitos – hoje é de 10,25%. Pois bem, agora, em nova reunião, que começa nesta terça e acaba na quarta, já se projeta um novo aumento, desta vez para 11%.

Esta é uma das previsões feitas neste início da semana pelos doutos do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central para a edição de mais um boletim Focus, que faz previsões próximas ou distantes acerca do comportamento da economia brasileira. Os detalhes estão em material distribuído pela Agência Brasil. A reportagem é de Kelly Oliveira. Confira:

Selic deve subir para 11% ao ano na reunião do Copom esta semana, estimam analistas

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, dos atuais 10,25% ao ano para 11% ao ano, na reunião marcada para amanhã (terça, 20) e a próxima quarta-feira. A expectativa de analistas do mercado financeiro está no boletim Focus, divulgado às segundas-feiras pelo BC.

Essa perspectiva de aumento dos juros básicos em 0,75 ponto percentual na reunião deste mês permanece há dez semanas. Para o final de 2010, os analistas esperam que a Selic fique em 12% ao ano, a mesma estimativa do boletim Focus da semana passada. Para o final de 2011, os analistas projetam a Selic em 11,75% ao ano, a mesma estimativa há cinco semanas.

O Copom eleva a Selic para controlar a inflação, em situação de economia muito aquecida. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação de 4,5% para este ano e 2011. Essa meta tem limite inferior de 2,5% e superior de 6,5%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi o escolhido para acompanhar a inflação no país. Na avaliação dos analistas, esse índice deve ficar acima do centro da meta de inflação neste ano, em 5,42%, contra os 5,45% previstos no boletim anterior. Em 2011, a expectativa para o IPCA é de 4,80%, a mesma projeção há 14 semanas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo