Artigos

O “nosso” Henry Ford – por Carlos Costabeber

Aceitei de bom grado o convite do Claudemir, para escrever todas as semanas em seu poderoso site. E para começar, desejo fazer uma homenagem a um velho amigo: Odilo Pedro Marion.

Nos conhecemos em 1967 na 1ª turma de Administração da UFSM, e desde lá nossa amizade se consolidou cada vez mais. Na época, o Odilo era taxista, e trabalhava num escritório de contabilidade (me parece !), e “fazia faculdade” pela manhã.

Depois de formado se tornou professor do Curso de Administração, e deu inicio ao seu próprio negócio.

Com grande capacidade de trabalho, inteligente e interessado pela área da produção industrial, deu os primeiros passos na constituição da Agrimec.

De lá para cá, a Agrimec se consolidou, graças a uma linha inovadora de máquinas voltados para a agricultura arrozeira. Hoje, além de ter incorporado a indústria IDEMA (que produz peças para a indústria de máquinas agricolas), exporta 1/4 da sua produção, e gera mais de 300 empregos diretos.

Recentemente, o Odilo desenvolveu uma máquina para o plantio de cana-de-açúcar (sem jamais ter plantado um pé sequer de cana), que se tornou uma revolução na industria canavieira de São Paulo. Inclusive, ele irá receber, nessa 2a. feira, uma premiação pelo desenvolvimento do produto, lá mesmo em SP.

Mas resolvi apelidá-lo de “nosso Henry Ford” depois da última visita que fiz à Agrimec, no dia do seu 68º aniversário (29/06). Isso porque é impressionante a capacidade que ele tem de criar, de inovar, de enxergar na frente. Máquinas de última geração estão lado-a-lado com outras que ele mesmo desenvolveu – inclusive uma  ponte-rolante revolucionária. Sua genialidade inventiva é contagiante.

Sou um grande admirador do trabalho do Odilo, pois, de simples taxista, se tornou um dos maiores industriais da história de Santa Maria. E que apesar de todo esse sucesso, mais parece um guri, sempre mostrando seus planos de expansão. É um entusiasta da industrialização de nossa cidade, visionário, empreendedor nato, e um amigo inestimável.

Parabéns, meu fraterno amigo! Sabes bem o quanto te admiro como empresário, e como cidadão comprometido com o futuro de sua terra e de sua gente. És, com orgulho, o “nosso” Henry Ford.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Que dupla ein!! Apesar de não conhecê-los pessoalmente, admiro a trajetória profissional de ambos. São exemplos para quem luta nesse mercado altamente competitivo e globalizado.
    Parabéns aos dois e boas vindas ao Carlos Costabeber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo