ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Fim da primeira demarcação de SM

Isso é história!

16 de abril de 1787 – (O capitão de engenheiros e astrônomo José de) Saldanha levanta acampamento do Passo de Santa Maria (da Areia), cruza o Arroio dos Ferreiros (Ferreira) no passo do mesmo nome, vai até o acampamento espanhol, armado na, hoje, Vila de Boca do Monte, dá por encerradas as operações topográficas da ‘terceira parte da campanha’ e se recolhe ao acampamento geral português, duas milhas (3.704 m)mais ao sul. Esse acampamento de inverno é mudado em seguida para uma coxilha junto ao Passo de Santa Maria.

10 de novembro – Saldanha encerra seu precioso ‘Diário Resumido e Histórico’, datando-o de Acampamento Geral do Monte Grande, possivelmente ao reencetar os trabalhos de demarcação que continuaram com o levantamento das nascentes do Ibicuí. Como escrevi, ficava esse acampamento numa coxilha junto ao atual Passo da Areia, quase certamente onde se encontra hoje o Parque de Motomecanização”.

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo