PrefeituraSanta MariaSegurança

BOMBEIROS. Reunião avaliza liberação de troco retido. Mas impõe rédea curta no futuro

Qualquer cidadão que leu a nota que publiquei ontem de manhã, e que mostra, com exclusividade, no que gastaram os bombeiros, com os recursos do Fundo de Reequipamento (Funrebom), tem o direito de se sentir triste, no mínimo. Afinal, é difícil entender que se gaste (embora a legalidade possa admitir) com os itens relatados (confira AQUI), e não para, por exemplo, minorar as dificuldades técnicas enfrentadas pela corporação na sua atividade fim: combater incêndios.

Dito isto, é possível entender a decisão tomada ontem, no final da manhã, pelo Funrebom. De um lado, o pedido para que a prefeitura libere os recursos trancados. De outro, rédea curta com o uso do troco futuro. Os detalhes chegam através de material produzido pela assessoria de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), cujo presidente, Paulo Ceccim, é também o dirigente maior do Funrebom. Acompanhe:

Conselho do Funrebom avaliza liberação de recursos aos Bombeiros

Liberação imediata de recursos ao Corpo de Bombeiros e maior rigor no planejamento das próximas aquisições foram os resultados da reunião de hoje (ontem, quarta) do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). O conselho gestor do fundo se encontrou às 11h, na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM). Estiveram presentes Paulo Ceccim (presidente da CACISM e do Funrebom), Moisés Fuchs (tenente-coronel, comandante dos Bombeiros), Antônio Carlos Lemos (Secretário de Finanças), Júlio Rasquin (Escritório da Cidade), Robertinho Luiz Meneghetti (Lions Club), Sérgio Ávila (Rotary Club) e Rafael Pereira (capitão dos Bombeiros).

O conselho solicitou à prefeitura que libere o repasse de recursos referentes ao mês de julho. Os valores não foram repassados aos Bombeiros, como vinha sendo feito todos os meses, em função de discordâncias apontadas pela Controladoria e Auditoria Geral do Município na prestação de contas dos gastos nos primeiros trimestres do ano. A decisão, apoiada por todos os conselheiros, será formalizada em documento encaminhado à Secretaria de Finanças, cabendo ao Corpo de Bombeiros esclarecer as pendências encontradas.

Outro aspecto importante debatido na reunião diz respeito aos investimentos futuros. Proposta apresentada pelo presidente do Funrebom e aprovada pelos conselheiros determina que, a partir de agora, os recursos do fundo serão destinados especificamente para materiais necessários aos Bombeiros nas operações de controle a incêndios, salvamentos e regastes. Também no planejamento trimestral de aplicação de recursos, a ser detalhado pela coorporação e aprovado pelo conselho, deverá constar um percentual para a manutenção de veículos e outras eventualidades.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Conforme o meu comentário na nota de ontem, “A segurança pública não pode ficar refém de equívocos de interpretação e de procedimentos administrativos descumpridos”. Parece óbvio que deveria existir uma ordem de prioridades para a utilização dos recursos, mas não existia. O bom senso trouxe para a prática o “espírito da lei”. Simples, mas que por vezes, alguns custam a compreender.
    Ah, e é sempre bom lembrar que o primeiro responsável pela segurança pública é o governo estadual!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo