Artigos

Negócios (6): exemplo de comprometimento e dedicação – por Carlos Costabeber

Vou tomar a liberdade em tornar público o texto enviado pelo empresário e ex-aluno, Ricardo Diaz, pois se presta como uma luva ao artigo da semana passada, que tratava do comprometimento da equipe de funcionários.

“Bom dia, Carlinhos.
Me senti na obrigação de te escrever.
Hoje pela manhã estava realizando minha caminhada matinal.
Na oportunidade estava passando frente à SUPERAUTO na  Av. Medianeira (7:30 h).
Me chamou  atenção o seguinte fato:
A gerente, colaboradora da empresa (moça loira, alta, uniformizada (saia justa azul),salto alto, bem maquiada, bâton ruge), carregava sozinha uma rampa de metal para exposição dos veículos no pátio.
Há tempo venho acompanhando teus comentários sobre administrar pessoas e equipe e me questiono: como é feita a avaliação dos resultados?
Continuo com o questionamento. Mas, concluindo, os resultados são efetivos visto o exemplo presenciado hoje pela manhã.
Meus parabéns Carlinhos e equipe SUPERAUTO”
.

É isso que eu quis dizer  com “vestir a camiseta”. De como é raro se presenciar ATITUDES como essa; de pessoas que agem, decidem, sem precisar mandar.

Como escrevi, para a empresa chegar a um nível tão elevado de comprometimento, vai um longo período, e que começa com a decisão do dono da empresa em implementar uma moderna cultura de recursos humanos.

E não podemos nos basear, simplesmente, em textos e opiniões teóricas. O titular precisa ter uma “baita cabeça”, moderna, visionária; e depois seguir a orientação de gente com conhecimento prático do assunto.

Foi assim, e está sendo comigo. E ainda estou longe do ideal, mesmo tendo investido mais de dez anos na mudança cultural da empresa.

Concluindo, o primeiro passo é sentir a necessidade de mudar; e o segundo, é fazer uma avaliação critica, da real capacidade para implementar as mudanças, pois exige uma persistência incomum.

Só depois desse exame de consciência, o empresário poderá iniciar o processo.

E daí, sim, será um caminho sem volta ! E provavelmente muito bom.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo