COLUNA OBSERVATÓRIO. A inauguração política da ferrovia. E o pugilato da hora
Isso é história!
“1892, 4 de janeiro – Registram as notícias da época que, nesse dia, com a presença de uma comitiva oficial vinda de P. Alegre, chefiada por Assis Brasil como representante do ‘governicho’, autoridades locais e povo, são inaugurados os trabalhos da estrada de ferro S. Maria-Cruz Alta, trecho de S. Maria-Itararé, hoje S. Paulo-Rio Grande, cuja primeira estaca fora solenemente batida a 13 de novembro de 1890. Não se trata de entrega ao tráfego, como está na História do Município de S. Maria, de João Belém, o que somente se dará a 20 de novembro de 1894.
Tenho a impressão de que foi antes uma ‘inauguração política’, reflexo da caótica situação estadual.
No mesmo dia, à tardinha, durante o banquete oferecido à comitiva oficial, um aparte a um orador que atacava o dr Júlio de Castilhos faz terminar o ágape entre gritos, pratos quebrados e pugilatos…”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.