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COLUNA OBSERVATÓRIO. A inauguração política da ferrovia. E o pugilato da hora

Isso é história!

 “1892, 4 de janeiro – Registram as notícias da época que, nesse dia, com a presença de uma comitiva oficial vinda de P. Alegre, chefiada por Assis Brasil como representante do ‘governicho’, autoridades locais e povo, são inaugurados os trabalhos da estrada de ferro S. Maria-Cruz Alta, trecho de S. Maria-Itararé, hoje S. Paulo-Rio Grande, cuja primeira estaca fora solenemente batida a 13 de novembro de 1890. Não se trata de entrega ao tráfego, como está na História do Município de S. Maria, de João Belém, o que somente se dará a 20 de novembro de 1894.

Tenho a impressão de que foi antes uma ‘inauguração política’, reflexo da caótica situação estadual.

No mesmo dia, à tardinha, durante o banquete oferecido à comitiva oficial, um aparte a um orador que atacava o dr Júlio de Castilhos faz terminar o ágape entre gritos, pratos quebrados e pugilatos…”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

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