LUNETA ELEITORAL. Mais pesquisas, prensa de Schirmer, pit-stop de Pozzobom, Rosário liberada
* Daqui a pouco, já estará disponível, na versão online da Folha de São Paulo, mais uma pesquisa Datafolha.
* A curiosidade é grande. Afinal, é o único dos quatro institutos que vê possibilidade concreta de um segundo turno, pois aponta diferença substancialmente menor entre Dilma Rousseff e os demais candidatos.
* E quanto ao Rio Grande do Sul? Também há a expectativa de divulgação, ainda nesta quinta, de uma pesquisa do Datafolha.
* E o Correio do Povo publica, também daqui a pouquinho, é o que se anuncia, levantamento feito pelo instituto Methodus.
* Petista gaúchos festejam decisão desta quarta-feira, do Tribunal Superior Eleitoral. Ela beneficia a candidata Maria do Rosário, que está confirmada na nominata federal.
* E Santa Maria é privilegiada pelo candidato filho político da terra. Será aqui, no final da tarde desta quinta, o fecho da campanha, no interior, de Tarso Genro.
* Aguarda-se a presença, também, de todos os integrantes da chapa majoritária: o vice Beto Grill (PSB) e os candidatos ao Senado, Paulo Paim (PT) e Abgail Pereira (PC do B).
* A sexta e o sábado dos candidatos ao Piratini e ao Senado, da Unidade Popular pelo Rio Grande, serão dedicados à Grande Porto Alegre.
* Jogo duro: o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) se reuniu, na tardinha de quarta-feira, com um grupo grande de ocupantes de Cargos de Confiança da Prefeitura.
* O “pedido” óbvio: centrar fogo na campanha do candidato oficial da comuna, Tubias Calil, em cujo comitê foi realizado o encontro. E quem não entrar no jogo está fora. O recado ficou claro
* O tucano Jorge Pozzobom, como alguém contou ao repórter, está preparando uma série de fatos de impacto para esses últimos dias de campanha.
* É provável que um deles seja o que aconteceu já nesta quarta, e que Pozzobom (candidato à Assembléia) informou, através de sua assessoria.
* É o que ele chamou de “ação temática”. Foi o pit-stop “não seja afoito”, que ocupou as principais sinaleiras do centro da cidade.
* As equipes do candidato vestiu macacão e capacete e, posicionadas perto dos semáforos, as duplas apresentavam placas com o número de Pozzobom, sempre que o sinal fechava.
* Este repórter viu essa situação três vezes, durante a tarde. Opinião claudemiriana: funcionou bem, do ponto de vista da comunicação.
* Nesta quarta, o PP reuniu seu diretório (os CCs e a Juventude da sigla incluídos) para a última reunião de mobilização antes do pleito.
As estrelas foram a candidata à Assembléia, Sandra Rebelato, e o vice-prefeito José Haidar Farret, que destacou a “garra e determinação”, substitutos dos escassos recursos financeiros.
* O presidente da sigla, Marcelo Dalla Corte distribuiu a “Cartilha do Fiscal”, produzida pela assessoria jurídica do Diretório Estadual do PP.
* Ah, e também foram cadastrados os ficais que irão trabalhar no domingo. A idéia é colocar um em cada local de votação.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
O professor Mabone teve aqui na borracharia hoje para consertar um pneu, tava que era só alegria com a vitória da Rosário, me disse que a equipe dele está com animo renovado.
Enquanto alguns candidatos ficam pensando em destruir o material dos adversários, o Pozzobom tem idéias legais para ser diferente e conquistar votos, sem precisar partir para a baixaria. Isso mostra que ele é uma pessoa honesta e integra.