HistóriaMídiaMundo

OLHAR DE FORA. Afinal, o que pensam do Brasil além-fronteiras? Confira aqui, uma opinião francesa

O Le Monde dispensa apresentações. É um ícone da imprensa planetária. Anda com problemas financeiros, muito em função do seu jeito peculiar de gestão – é bom frisar. Aliás, sobre isso, vale a pena dar uma “googlada” e conferir. Mas não é o caso, agora.

O que interessa é o tal “olhar de fora”. Como os franceses, pelo menos os jornalistas do LM avaliam o Brasil. Uma reportagem, a propósito, foi produzida. E um pouco do que ela contém está explicitado em matéria prublicada nesta terça-feira no Correio do Povo, com informações da agência France Press. Confira:

Le Monde pública edição especial de revista sobre o Brasil

O jornal francês Le Monde publica nesta semana um número extra de sua revista com o título “Brasil, um gigante que se impõe”, com uma capa com as cores da bandeira, verde, amarelo, azul e branco. A apenas três semanas da eleição presidencial que marcará o fim de dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, o Le Monde lança a publicação extraordinária de 100 páginas na qual analisa a evolução do Brasil em vários aspectos.

Da diplomacia até a política, passando pela economia, sociedade e meio ambiente, a publicação faz o balanço de 25 anos de democracia. “Serei o último presidente de um Brasil subdesenvolvido”, são as primeiras palavras do editorial, que cita a frase do ex-presidente José Sarney, que em 1985 herdou uma dívida colossal da ditadura.

“Um quarto de século mais tarde, o ‘colosso impávido’ se tornou, ao lado de China e Índia, uma nação emergente que reclama participar nas grandes decisões planetárias”, afirma, antes de completar que o balanço “é amplamente positivo e o de Lula em particular”.

“Que outro dirigente do mundo pode vangloriar-se de deixar o poder com uma taxa de aprovação de 80%?”, pergunta a revista, em referência ao presidente Lula, que assumiu o poder em…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

OBSERVAÇÃO: esta nota foi publicada a partir de sugestão do leitor Luiz Reffatti.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. “Le Monde” é o jornaleco vermelho Francês pertencente a imprensa “marronzista, calunista, esquerzóide e subversiventa” que em 2009 escolheu o Lula como “Presonalidade do Ano”? Pronto, já adiantei alguns comentários. Hehehehehe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo