Artigos

Santa Maria do Cartucho e do Vídeo Cinema – por Máucio

Acontece neste fim de semana a sétima edição do Encontro dos Cartunistas Gaúchos aqui em nossa cidade. Neste mesmo mês já ocorreu o 9º Santa Maria Vídeo Cinema. Ano passado o escritor Candido de Azambuja Ribeiro, em uma de suas crônicas no jornal A Razão, fez uma aproximação entre esses eventos e, a partir de então, vejo os dois acontecimentos como primos.

São momentos culturais que vêm caracterizando a cidade. O SMVC tem, em minha opinião, como sua característica mais especial o fato de projetar filmes em espaço público. Com isso dá acesso a novas platéias e estabelece uma maneira ampla e democrática de recepção cinematográfica. Deste modo o Festival faz história e um dia ele mesmo será motivo de um documentário precioso que registrará essa experiência peculiar.

O Cartucho, embora mais modesto, também tem suas atrações diferenciadoras. Para se ter uma ideia, é único em todo o Brasil, também não se tem notícia de algo similar em nenhuma outra parte.  O que existem são salões de humor cuja configuração é sempre a mesma: cartunistas enviam trabalhos, ocorre a seleção e a premiação. Tudo à distância, ou seja, não há encontro dos profissionais para desenhar, trocar ideias e ter contatos com o público.

O Cartucho se destaca justamente pelo inusitado. Na abertura, sexta, cada pessoa presente recebe uma cédula e ajuda a escolher o tema do ano, é o início do Reponte Temático. Deste momento em diante os desenhistas terão, no máximo, 24 horas para fazer seus trabalhos.

No sábado de manhã no calçadão, acontece o Chimarrão com Nanquim. Cartunistas rabiscando ao vivo, acompanhados pelas crianças do 2º Cartuchinho. Esse ano o local vai ferver porque, concomitantemente, haverá um mar de cabos eleitorais e candidatos angustiados com a proximidade do pleito.

A Invernada do Humor, exposição dos cartuns feitos no Cartucho, faz o rescaldo dos três dias, reunindo a produção da galera. Ano passado foram mais de 70 desenhos produzidos, tanto por profissionais como por jovens desenhistas amadores. Qualquer um pode participar, é só estar presente na abertura e esperar o tema mais votado. E é tudo, tudo de graça e não poderia ser diferente.

O Santa Maria Vídeo Cinema e o Cartucho são apenas dois exemplos de promoções culturais populares e de qualidade oferecidos aos santa-marienses que, diga-se de passagem, tem apoiado muito esses agitos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo