Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Eleições 2010

ABSTENÇÃO. Um em cada cinco eleitores deixará de votar. Alguém ganha com isso?

Ninguém pode afirmar, objetivamente, quem poderá sair vitorioso no aumento da abstenção esperado para este segundo turno da eleição presidencial. Talvez ninguém, como observa um especialista. Mas um fato é inegável e até histórico: sempre há um acréscimo dos que se recusam a participar do processo eleitoral na rodada final.

Em 2010, inclusive, há uma particularidade: um feriadão se colocou exatamente no pós-domingo, o que leva a projetar-se que passe dos 20% o índice dos que não votarão. Mais detalhes você tem na reportagem publicada no portal iG, com informações da Agência Estado. A seguir:

 “Feriado prolongado pode fazer abstenção atingir recorde

As campanhas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) contam com o aumento da abstenção hoje em relação ao primeiro turno, quando 24,6 milhões de pessoas não votaram. Especialista no assunto, o professor Dejalma Cremonese, da Universidade Federal de Pelotas, calcula que o índice fique próximo de 22%, por vários motivos, como o fato de muitos governadores já estarem eleitos, assim como todos os senadores e deputados. Além disso, o segundo turno coincidiu com o feriado prolongado por conta do Dia de Finados. “Entretanto, isso não será capaz de mudar os resultados da eleição.”

Cremonese afirma que o aumento da abstenção é comum da primeira para a segunda rodada de votação. De acordo com ele, o porcentual de brasileiros que deixaram de votar em 2002, na primeira eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passou de 18% para 21% entre o primeiro e o segundo turno. Em 2006, o índice subiu de 18% para 20%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo