CampanhaEleições 2010Pesquisa

ANÁLISE. Os resultados do Ibope e a “dura missão par uma bolinha de papel”

Depois que um jornalista reconhecido por suas boas fontes, Ricardo Noblat, vinculado às Organizações Globo, em seu twitter, afirma que o instituto Sensus se assustou com a diferença de 14% pró-Dilma, resolveu fazer uma recontagem e o percentual reduziu-se pela metade, vamos combinar que… Bem, deixa pra lá.

Assim, fiquemos com o Ibope (para não trazer à baila o Vox Populi, demonizado por José Serra). E, mais que isso, com a avaliação do insuspeito analista de pesquisas do não menos insuspeito O Estado de São Paulo, José Roberto de Toledo. Acompanhe:

Tendência é inversa à do 1° turno

… Ao mesmo tempo, Serra caiu nos segmentos religiosos. Pode ser apenas fruto da recuperação dos eleitores por Dilma. O tucano, porém, perdeu mais votos cristãos do que a petista ganhou.

Isso indica que sua queda no segmento pode ter sido consequência da divulgação de notícias de que sua mulher teria feito aborto nos EUA, quando estavam exilados. As buscas no Google pelo binômio “Serra + aborto” suplantaram as pelo binômio “Dilma + aborto” na última semana.

Sejam quais forem as causas, Serra tem uma tarefa mais difícil do que Dilma. Para encurtar a distância que o separa da petista, ele precisa reverter a tendência do eleitorado. Brigar contra a inércia requer novas armas. O rolo no Rio pode ser uma delas: associar medo/insegurança à rival. Dura missão para uma bolinha de papel.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir, a campanha do Serra não precisará fazer essa associação que o colunista fala, pois a Globo, a Folha e o Estadão já o estão fazendo. O que foi o JN ontem, ocupando quase metade do seu tempo com a notícia requentada da quebra de sigilo e a patética reportagem para demonstrar que o Serra efetivamente foi atingido por um rolo de fita? Esse episódio, patrocinado por uns arruaceiros, assim como fizeram outros arruaceiros em Curitiba jogando bexiga cheia d’água contra a Dilma, de repente se tornou, sob a ótica da Globo, mais importante que a notícia divulgada hoje sobre o menor desemprego da história do país (que foi divulgada pelo mesmo JN em poucos segundos).
    Como diria o Presidente, nunca antes na história deste país se viu uma imprensa (lembrando que as TV’s são concessões do governo, prestam um serviço à população) fazendo tanta força em favor de um canditato à presidência (nunca antes talvez seja um exagero, pois em 89, como é de conhecimento de todos, o candidato vencedor foi um personagem praticamento criado pela Vênus Platinada).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo