DILMA OU SERRA. Dentro de exatamente oito horas, o Brasil começa a escolher seu próximo Presidente
![Imagens produzidas pelo Senado](https://img.claudemirpereira.com.br/2010/10/palácio-da-alvorada.jpg)
Pontualmente às 8 da manhã, em todo o País, começa o pleito para o qual estão habilitados a votar mais de 135 milhões de brasileiros. Ninguém sabe qual será a abstenção – há quem tenha preferido esticar o feriadão de Finados, mas não há parâmetro para afirmar se A ou B sairá ganhando com isso. Ou perdendo.
Estima-se, porém, que cerca de 100 milhões de patrícios irão às urnas para escolher entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra, além dos votos brancos e nulos. Conforme as últimas pesquisas, divulgadas entre a tarde e a noite deste sábado, a candidata governista entra no domingo como favorita, com a diferença variando, conforme o instituto, entre 10 % e 14,2% dos votos válidos. Isso significaria, em votos reais, algo como 10 milhões, no mínimo.
Para saber mais sobre a eleição que terá seu resultado conhecido antes das 8 da noite, acompanhe material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Ricardo Icassatti, com foto de Geraldo Magela. A seguir:
“Brasil escolhe seu destino nas urnas
O segundo turno das eleições, a ser realizado neste domingo (31), conclui aquele que será o sexto pleito direto consecutivo para presidente da República, desde a redemocratização, e o terceiro com a possibilidade de reeleição. Conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 135.804.433 eleitores estão aptos a votar – 0,15% deles em seções instaladas em embaixadas e consulados brasileiros no exterior.
Além do presidente da República, serão escolhidos os governadores de oito estados e do Distrito Federal. A maioria dos estados em que há indefinição fica nas Regiões Norte (Rondônia, Roraima, Pará e Amapá) e Nordeste (Paraíba, Piauí e Alagoas), mas haverá segundo turno também no Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).
Foram quase cinco meses de uma campanha tensa, de forte caráter plebiscitário a respeito dos oito anos do Governo Lula. Submetidos a grande volume de propaganda eleitoral, e por uma onda nunca vista de mensagens enviadas por correio eletrônico ou postadas nas redes sociais, os eleitores brasileiros demonstram estar esclarecidos sobre as propostas dos dois candidatos: Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB). A ser verdade o que dizem as últimas sondagens de opinião…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
8h em ponto eu estarei cravando Dilma na urna, me levantei da cama agora prá não me atrazar!
Apesar de achar que não haverá motivos para grandes festejos, devido ao costumeiro índice de concessões políticas feitas para garantir a eleição, espero que a situação vença o pleito, garantindo a contenção (pelo menos temporária) da avalanche neoliberal, a manutenção do assistencialismo (necessário mas também temporário, espero…) que permitiu a sobrevivência de toda uma geração de brasileiros pobres, e a continuidade dos programas que estão transformando a educação no país.