Eleições 2010

DILMA OU SERRA. Dentro de exatamente oito horas, o Brasil começa a escolher seu próximo Presidente

A dúvida: quem vai morar no Palácio da Alvorada, em 1° de janeiro?

Pontualmente às 8 da manhã, em todo o País, começa o pleito para o qual estão habilitados a votar mais de 135 milhões de brasileiros. Ninguém sabe qual será a abstenção – há quem tenha preferido esticar o feriadão de Finados, mas não há parâmetro para afirmar se A ou B sairá ganhando com isso. Ou perdendo.

Estima-se, porém, que cerca de 100 milhões de patrícios irão às urnas para escolher entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra, além dos votos brancos e nulos. Conforme as últimas pesquisas, divulgadas entre a tarde e a noite deste sábado, a candidata governista entra no domingo como favorita, com a diferença variando, conforme o instituto, entre 10 % e 14,2% dos votos válidos. Isso significaria, em votos reais, algo como 10 milhões, no mínimo.

Para saber mais sobre a eleição que terá seu resultado conhecido antes das 8 da noite, acompanhe material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Ricardo Icassatti, com foto de Geraldo Magela. A seguir:

Brasil escolhe seu destino nas urnas

O segundo turno das eleições, a ser realizado neste domingo (31), conclui aquele que será o sexto pleito direto consecutivo para presidente da República, desde a redemocratização, e o terceiro com a possibilidade de reeleição. Conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 135.804.433 eleitores estão aptos a votar – 0,15% deles em seções instaladas em embaixadas e consulados brasileiros no exterior.

Além do presidente da República, serão escolhidos os governadores de oito estados e do Distrito Federal. A maioria dos estados em que há indefinição fica nas Regiões Norte (Rondônia, Roraima, Pará e Amapá) e Nordeste (Paraíba, Piauí e Alagoas), mas haverá segundo turno também no Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).

Foram quase cinco meses de uma campanha tensa, de forte caráter plebiscitário a respeito dos oito anos do Governo Lula. Submetidos a grande volume de propaganda eleitoral, e por uma onda nunca vista de mensagens enviadas por correio eletrônico ou postadas nas redes sociais, os eleitores brasileiros demonstram estar esclarecidos sobre as propostas dos dois candidatos: Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB). A ser verdade o que dizem as últimas sondagens de opinião…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Apesar de achar que não haverá motivos para grandes festejos, devido ao costumeiro índice de concessões políticas feitas para garantir a eleição, espero que a situação vença o pleito, garantindo a contenção (pelo menos temporária) da avalanche neoliberal, a manutenção do assistencialismo (necessário mas também temporário, espero…) que permitiu a sobrevivência de toda uma geração de brasileiros pobres, e a continuidade dos programas que estão transformando a educação no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo