DOIS SÃO GAÚCHOS. Um quarto dos deputados eleitos está encrencado no Supremo
Dos 320 deputados federais que alcançaram, no voto popular, a reeleição, exatamente 76 são alvo de inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal – onde têm foro privilegiado. O número, aliás, ainda pode aumentar, pois há possíveis eleitos à espera de manifestação sobre a constitucionalidade (e validade, já) da lei da Ficha Limpa.
Desse um quarto de parlamentares, dois são do Rio Grande do Sul e ambos renovaram seu mandato. Um é o petebista Sérgio Morais, que responde a duas ações por “crimes de responsabilidade”. Outro é o pepista José Otávio Germano, sobre o qual pesam dois inquéritos, um deles por “peculato e crimes da Lei de Licitações”, outro por “competência por prerrogativa de função”.
Quem fez o levantamento, e o publicou, com todos os detalhes, inclusive a manifestação dos encrencados, foi o sítio especializado Congresso em Foco – sempre atento a essas questões, entre outras. A reportagem é de Edson Sardinha. Confira:
“Um quarto dos reeleitos responde a processo no STF
Um em cada quatro parlamentares que renovaram o mandato no Congresso no último dia 3 responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 320 congressistas que se reelegeram ou garantiram nas urnas o direito de trocar de casa legislativa, 76 são alvo de investigação na principal corte do país, onde tramitam os processos criminais envolvendo deputados, senadores e outras autoridades federais. Juntos, eles acumulam 167 pendências judiciais.
De acordo com levantamento do Congresso em Foco, há 120 inquéritos (investigações preliminares) e 47 ações penais (denúncias aceitas pelos ministros que podem resultar em condenação) contra 71 deputados e cinco senadores vitoriosos no último dia 3. Somente o Distrito Federal e o Espírito Santo não reelegeram parlamentares com processo. Minas Gerais, com 11 nomes, e São Paulo, com dez, são as bancadas com maior número de reeleitos com problemas no Supremo.
Mas o número de reeleitos enrolados pode ser ainda maior: outros cinco processados na corte vivem a expectativa de assumir novo mandato caso o STF decida que a Lei da Ficha Limpa só valerá a partir das próximas eleições…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
AQUI VOCÊ CONFERE A LISTA COMPLETA. E AQUI O QUE DIZEM OS ENCRENCADOS
SIGA O SITÍO NO TWITTER
A pergunta que fica: ” MESMO ASSIM O POVO votou neles”.
Significa que eles foram APROVADOS pelas urnas.
Não esquecendo que os políticos são o REFLEXO da sociedade.