Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CongressoEleições 2010Judiciário

”FICHA SUJA”. Há 8,5 milhões de votos boiando – à espera de uma definição do TSE

Um grupo significativo de graúdos da política brasileira ainda não sabe se vai ou não assumir os cargos para o qual teriam sido eleitos no domingo 0 se os votos que obtiveram forem validados pela Justiça Eleitoral. Um deles: o paraense Jader Barbalho (PMDB). Outro: o paulista Paulo Maluf (PP). O primeiro concorreu ao Senado; o segundo à Câmara dos Deputados.

Como eles, quase 150 candidatos, inclusive outros famosos, ainda dependem de manifestação expressa do Tribunal Superior Eleitoral (não se descartando, em alguns casos, recurso ao Supremo Tribunal Federal), para saber da validade dos votos. E não é pouca coisa. São quase 9 milhões – ou 7% do eleitorado nacional, em números absolutos.

A propósito desses votos que estão ainda boiando, e o que pode acontecer, entre outros detalhes, acompanhe a reportagem de Gustavo Paulo, publicada n’O Globo e reproduzida pelo jornalista Ricardo Noblat. A seguir:

Fichas-sujas tiveram 8,6 milhões de votos

A Justiça Eleitoral terá de decidir o destino de 8,6 milhões de votos dados a 143 candidatos barrados com base na Lei da Ficha Limpa em todo o país. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem o número de votos recebidos por candidaturas indeferidas preliminarmente em 26 unidades da federação – apenas o Acre ainda não havia sido contabilizado.

Ao todo, incluindo também os registros irregulares, apresentados com atraso ou com outros tipos de problemas, o Judiciário contabiliza 15,7 milhões de votos dados a 1.078 candidatos que ainda precisarão passar pelo crivo judicial.

Se, ao final, estes votos forem contabilizados, a distribuição das bancadas na Câmara dos Deputados e nas Assembléias Legislativas poderá ser alterada. Formalmente, esses candidatos não têm voto algum, pois não entraram no rateio final da eleição. O TSE promete resolver as pendências até o segundo turno, em 31 de outubro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Mas pode apostar que desta vez a Rede Globo apostou errado. Segundo especialistas políticos americanos, mesmo que 80% do eleitorado da Marida votem em Serra, ainda assim a vitória será de Dilma.

  2. Achei interessante a abordagem de ontem do Jornal Nacional sobre este assunto. O tema era o problema para o TSE com os candidatos que, mesmo com fichas sujas, alcançaram a eleição.
    Pois eles arrodiaram, fizeram daqui e dalí e conseguiram mostrar também um do PT. Só que um detalhe: O do PT não se elegeu. Então, onde que ele se encaixava na reportagem? O TSE não terá problema algum com os votos conseguidos por este candidato. Então, como que ele foi citado na reportagem? Ora, a campanha da Globo para o segundo turno já está a todo vapor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo