CampanhaEleições 2010EstadoMinistério PúblicoSanta MariaSegurança

LUNETA ELEITORAL. Caminhada de Tarso virou comício em SM, Ministério Público se prepara para o pleito

* Aparentemente, e digo isso porque escasseou o material de outras candidaturas, a quinta-feira acabou sendo petista em Santa Maria.

* Boa parte da responsabilidade (ou toda, talvez) é decorrente da vinda de Tarso Genro, candidato ao Piratini, com seu vice Beto Grill (PSB) e dos candidatos ao senado, Paulo Paim e Abgail Pereira (PC do B).

* Recebi material das assessorias dos candidatos que fazem a dobradinha principal da sigla na boca do monte, Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira.

Pimenta, com Tarso Genro, no encerramento da campanha no interior gaúcho, em Santa Maria

* Resguardadas as opiniões expressas em ambos, aqui vai uma espécie de mix, tentando (na medida do possível) descrever o que aconteceu no final da tarde passada, início da noite.

* Desde cedo, militantes petistas e apoiadores tomaram conta da avenida Rio Branco sob o comando de Pimenta e Valdeci.

* Também houve a participação de outros candidatos proporcionais, como Jorge Marinho e João Souza (ambos do PC do B) e dos vereadores Luiz Carlos Fort (PT) e Werner Rempel (PPL).

* O fato objetivo é que, em vez da caminhada inicialmente prevista, os militantes da Unidade Popular pelo Rio Grande acabaram fazendo um comício na Praça Saldanha Marinho.

* Acabou se transformando, segundo testemunhas privilegiadas, no maior ato da campanha eleitoral em Santa Maria.

* Uma novidade foi a presença de Guilherme Cassel, ministro do Desenvolvimento Agrário e filho da boca do monte.

Valdeci e Pimenta, com Fort, Marinho, Souza e Wernerm, puxaram a caminhada que virou comício (foto Tiago Machado)

* Aliás, Santa Maria, berço político de Tarso, acabou sendo a vedete do festerê político, ao ponto de o candidato ao Piratini, que elogiou “o entusiasmo da cidade com sua candidatura”

* E também reconheceu não ter sido por acaso a escolha da boca do monte para o encerramento da campanha no interior.

* Nesta sexta-feira e no sábado, os candidatos majoritários concentrarão as atividades de campanha na região metropolitana de Porto Alegre.

* O Ministério Público Eleitoral em Santa Maria reuniu, durante a semana, a Brigada Militar e Polícia Federal. Tema: discutir as ações a ser desenvolvidas neste domingo.

* O encerramento da campanha é no sábado. Os partidos têm até 10 da noite para fazer seu proselitismo. Depois, qualquer ação que não obedeça às regras será punida judicialmente, informa texto distribuído pela assessoria de imprensa do MP.

* A Brigada Militar fará o policiamento ostensivo nas ruas e, em caso de crime eleitoral, o autuado será conduzido à Polícia Federal, para ser lavrado o flagrante.

* No domingo, o Ministério Público fará plantão para verificar as denúncias, em casos de transgressões à legislação.

* A nota da assessoria traz, também, os números de telefone disponíveis para eventuais denúncias: 3222-9049 e 9641-5584 (MP), 190 (BM) e 3218-9000 (PF).

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo