COLUNA OBSERVATÓRIO. Isso é história! A morte do general Gomes Carneiro
Isso é história!
“1894, 22 de janeiro – O 17° Btl. Porta-se galhardamente em violento combate na Lapa, em uma encarniçada tentativa de assalto definitivo à praça sitiada por parte dos revolucionários.
7 de fevereiro – É gravemente ferido em ação o coronel Gomes Carneiro.
9 de fevereiro – Morre o coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, promovido a general de brigada na véspera, por Floriano Peixoto, ignorando este a sorte daquele e morrendo o bravo soldado sem tomar conhecimento de sua merecida promoção.
10 de fevereiro – Envolto na bandeira do 17° Btl. É sepultado na sacristia da igreja matriz da Lapa, o coronel Antônio Gomes Carneiro. Por ocasião da inauguração do busto do general Gomes Carneiro, patrono do 7° RI, em 18 de novembro de 1951, o ministro Mario Tibúrcio Gomes Carneiro, filho do bravo defensor da Lapa, declarou publicamente que, ao assistir à exumação dos restos mortais de seu pai, viu desfazer-se em pó a gloriosa bandeira do 17° à abertura da sepultura e retirada dos preciosos despojos.”
(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.