Economia

FEISMA 2010 (73). Cacism expõe as miniempresas da Junior Achievement

POR Letícia Sarturi Isaia

Uma das promotoras da Feisma 2010 não poderia ficar de fora desta edição da feira. A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) trouxe para seu estande, localizado no Pavilhão Guarani A, o “Projeto Mini-empresa”. Este é um dos principais projetos da Junior Achievement (JA), grupo do qual é apoiadora.

Três miniempresas de cursos técnicos participam da Multifeira. Conforme a gestora de programa das regiões centro, centro-oeste e campanha da JA no Rio Grande do Sul, Daniele Staggemeier, o período de realização da Feisma coincide com a época que essas estão produzindo seus produtos.

O programa é composto por alunos voluntários que, por 15 semanas, devem organizar e planejar uma empresa dentro da escola ou curso. A metodologia envolve uma série de etapas. “Quando chegam ao quarto encontro é que iniciam a produção do produto, depois de ter feita pesquisa de mercado”, explica Daniele. A participante Rosani Batista Copetti, da mini-empresa “Art de Reciclar”, conta que o primeiro passo foi pesquisar novidades que não são encontradas em Santa Maria e voltadas para as causas ecológicas. Após encontrar uma carteira feita de pano e caixas de leite começaram as produções. “Retiramos um modelo, começamos fazendo e ensinando uma para outra”, falou Maria.

Apesar da análise, algumas pequenas empresas resolveram trocar de área de atuação, como a “Art e aconchego”. Segundo Suziano Machado, após perceberem que a linha de montagem não ia dar vencimento da produção de tapetes, foi decidido trocar por algo mais fácil.  “Trocamos para fazer chaveiros. Um monta e outro adesiva. É uma linha de montagem completa”, profere.

A outra miniempresa a participar é a “Monalisa”, que traz diferentes tipos de lenços. Conforme os representantes do grupo, Francine Krummensder e Djulian Paes, a produção é sistematizada. Os cortes e a compra de tecidos é feita por eles, e a costura do material é terceirizada. (Assessoria de Imprensa da Feisma)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo