EstadoPartidos

PMDB GAÚCHO. Saiba quem são os 5 santa-marienses que buscam vaga no Diretório

As chapas que concorrem ao Diretório Estadual do PMDB, na convenção deste domingo, em Porto Alegre, são compostas, cada uma, de 150 nomes. Elas são distribuídas entre 70 titulares e 23 suplentes, 14 integrantes da Comissão de Ética e Disciplina (7 titulares e outro tanto de suplentes) e também 56 Delegados à Convenção Nacional da sigla (28 titulares, 28 suplentes.

Também é membro do Diretório, independente da sigla, e torna-se o 71° titular (se já eleito, passa a ter dois votos), o líder do partido na Assembléia Legislativa. Apenas cinco nomes constam obrigatoriamente nas duas chapas, eis que são membros natos do Diretório: são os ex-presidentes estaduais.

Num fato inusitado (só registrado, modernamente, talvez no final dos anos 80/início dos 90, quando se digladiaram Cezar Schirmer e Paulo Odone (hoje no PPS), pela presidência através do voto dos filiados), o partido vai para a convenção completamente dividido de forma oficial. Afinal, são duas as chapas inscritas.

E o PMDB de Santa Maria, como está nessa história toda? Dividido também, claro. Schirmer, por ex-presidente, é integrante das duas alianças, tanto da “Unir para renovar”, que reúne os históricos do partido; quanto da “Renovar faz bem”, liderada por um grupo “das bases”, descontente com os rumos da agremiação.

Mas, e este talvez seja um mero detalhe, curiosamente, o prefeito santa-mariense, normalmente alinhado aos ditos históricos, é o número 4 na “Unir para…” e o 5 da “Renovar faz…”. Isso dirá alguma coisa? Improvável.
No entanto, excetuando o prefeito, há outros quatro peemedebistas da boca do monte participando do pleito. Dois na situacionista “Unir para…”: o vereador (hoje secretário) Tubias Calil, o número 36 da lista de titulares do Diretório, e Maicon di Giacomo, o número 2 entre os suplentes de Delegado à Convenção Nacional.

E há outros dois santa-marienses na oposicionista “Renovar para…”, ambos na relação de titulares do Diretório: o presidente local, Robson Zinn (número 42) e a vereadora Maria de Lourdes Castro  (número 59).

Como o resultado será proporcional ao número de votos, tirante Cezar Schirmer, é hoje impossível afirmar quais, desses quatro, serão efetivamente integrantes do Diretório. Se saberá apenas domingo.

Você quer conhecer todos os 300 nomes listados, pelas duas partes? É só acessar os links abaixo:

UNIR PARA RENOVAR (CHAPA COMPLETA) – AQUI

RENOVAR FAZ BEM (CHAPA COMPLETA) – AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo