Claudemir PereiraInternetJornalismo

RETROSPECTIVA (1). O dia em que o Centro Franciscano pretendeu liquidar com a credibilidade de um jornalista

A campeã: acusações e adjetivos nada lisonjeiros sobraram, na manifestação do CUF

Nem preciso dizer que, das quase quatro mil notas publicadas ano passado, esta foi a que obteve a maior quantidade de comentários. O que não se poderia supor, talvez, foi outra decorrência. Aliás, duas. Uma, tornou-se o texto mais lido, beeeeem distante dos demais, de todo 2010. Outra, desencadeou uma avalanche de mensagens solidárias, que emocionaram este já calejado profissional.

Faz sentido. Afinal, num texto assinado pela direção do Centro Universitário Franciscano, pareceu claro (aos que comentaram, inclusive) que a intenção, mais que responder a uma notinha rotineira, era mesmo acabar com a credibilidade de um jornalista que atua por aqui (e pelo jeito incomoda) há quase três décadas.

Além de não ter obtido seu intento, talvez tenham conseguido o que de outra forma se alcançaria, mas demoraria muito mais tempo: ampliar consideravalmente a audiência do sítio que, de 2009 para 2010, simplesmente mais que triplicou.

Para quem quiser reler, reproduzo aqui o texto que, por sinal, já sumiu faz tempo do sítio do próprio Centro Universitário Franciscano. A seguir:

UNIFRA. Centro Universitário publica nota contra este jornalista. E não poupa adjetivos

Confira a nota que recebi, e que está também publicada no sítio do Centro Universitário Franciscano-Unifra, acerca de informação que dei curso ontem, aqui mesmo. Leia o texto e, lá embaixo, algumas observações claudemirianas:

COLUNISTA INVENTA NOTÍCIA SOBRE A UNIFRA

O editor, obviamente, fez suas observações. Resultado: solidariedade dos leitores

Em virtude de informação improcedente e inverídica, publicada mais uma vez de forma irresponsável, senão mal-intencionada, nos espaços de opinião assinados pelo senhor Claudemir Pereira, dando conta de que o Conselho Universitário da UNIFRA se reuniria nesta terça-feira, 11 de maio, para deliberar a criação do Curso de Medicina na Instituição – especulação essa que chegou a ser repercutida por alguns veículos de comunicação da cidade -, a Assessoria de Comunicação do Centro Universitário Franciscano vem esclarecer o que segue:

1- Diferentemente do que afirma o colunista, o Conselho Universitário da UNIFRA não se reúne na data por ele divulgada, mas na quarta-feira, dia 12 de maio;

2- A pauta da reunião, conforme convocação em anexo, envolve a aprovação da ata da 65ª sessão, a criação do Curso de Mestrado Profissionalizante em Ciências da Saúde, dos cursos de especialização em Cinesioterapia aplicada, Linguagem e representação: ênfase em lingüística e Linguagem e representação: ênfase em literatura, além de assuntos gerais…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. A Intituição acreditou que as pessoas ficariam do lado, mas o que vimos foi uma total falta de preparo em lidar com a opinião pública. O mais correto seria fazer uma nota corrigindo a situação e pronto e não agredindo com palavras, pelo menos foi assim que eu aprendi na disciplina chamada Assessoria de Imprensa, muito bem ministrada pelo professor Bebeto Badke. Acredito que o jornalista responsável pela nota obteve a aprovação necessária para publicá-la no site. Como vimos até mesmo alunos se revoltaram com a postura da instituição Franciscana que esqueceu totalmente do “Paz e Bem” que adoram colocar em corredores, cartazes e mansagens.

  2. Claudemir, faça uso do sentimento CRISTÃO do perdão, já que a igreja e suas filiais preferem outros métodos, que vão da fogueira à nota oficial, dependendo da época.

  3. Pois é, pois é seu Claudemir. Não adiantou nada a tal assessoria de imprensa acionar uma usina para acender uma lâmpada. Toda aquela ira, como bem mencionaste, acabou se transformando em mais energia e credibilidade para este espaço. O tempo, realmente, é o senhor da razão. Um abraço.

  4. Certamente as representantes do Sr (no caso as freiras) neste campo astral estavam visualizando algo fora do normal na pessoa de citado jornalista. De fato ajudou pois tornou-se uma ação de “lovor” a imprensa livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo