CidadaniaEducaçãoTrabalho

QUEIMA DE FOGOS. Sedufsm promove, hoje, ato contra todo tipo de discriminação

Uma interessante (e excelente) iniciativa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Acontece hoje, à tardinha (ou à noitinha, se preferir). Os detalhes chegam através do texto de Fritz R. Nunes, da assessoria de imprensa da entidade. Acompanhe:

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) celebra no início da noite desta segunda-feira (em torno das 19h), a luta contra os diversos tipos de discriminações, especialmente a discriminação racial e aos portadores de síndrome de Down, cuja referência é a data  de 21 de março.

Integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Etnia, Gênero e Classe foram convidados a participar dessa atividade, cujo eixo principal é chamar a atenção contra as diversas formas de discriminação existentes. O presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, convida para uma queima de fogos de artifício.

A data de 21 de março é lembrada por um fato característico, ocorrido em 1960. Naquele dia, na cidade de Sharpeville, província de Gauteng, na África do Sul, ocorreu um protesto organizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). A manifestação pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir.

Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, cidade negra nos arredores de Johannesburgo, e marcharam pacificamente. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 pessoas e cerca de 180 ficaram feridas.

Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do apartheid. No dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.

A referência à discriminação aos negros e aos portadores de Down não é a única no dia 21 de março. Nesta data também se comemoram o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore (ou da Floresta).”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Maravilhosa homenagem, cheia de justiça, para não deixar cair no esquecimento as barbáries que o bicho-homem cometeu e comete contra seus semelhantes.

    Um único “senão”:

    Tem que ser com fogos de artifício?
    Por quê fazer barulho em uma hora que a maioria das pessoas está voltando do trabalho em busca de descanso?

    As boas causas não precisam de barulho para ser valorizadas…

  2. @delcatti
    @Luiz
    Bem que voces que discriminam os outros dos outros partidos poderiam ir neste ato, para ver se aprendem alguma coisa..
    Eu não vou porque não gosto de fogos de artificios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo