AgronegócioAssembleiaEconomia

ASSEMBLEIA. Deputados, em audiência pública, vão debater comercialização do arroz

Comercialização do arroz ganhou o destaque. Mas não foi o único tema tratado na Comissão de Agricultura, na reunião desta quinta-feira

Recebi, e por sua importância reproduzo, nota produzida pela assessoria do deputado Chicão Gorski (PP), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia. O tema: a comercialização do arroz, que interessa a muitos produtores de Santa Maria e região.

A reportagem tem a assinatura da jornalista Daniela Bordinhão, com foto de Marco Couto, da Agência de Notícias do parlamento gaúcho. A seguir:

Comissão de Agricultura vai debater a comercialização do arroz
Audiência pública acontece dia 25 de abril no Teatro Dante Barone

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo realiza, no próximo dia 25 de abril, às 14h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, debate sobre a comercialização do arroz. O requerimento de autoria do presidente do órgão técnico, deputado Chicão Gorski (PP), solicitando audiência pública sobre o tema foi aprovado, por unanimidade, na reunião ordinária desta quinta-feira (7).

Conforme Chicão, os preços baixos da saca de arroz, muito inferior ao custo de produção e o endividamento agrícola tem acarretado dificuldades ao setor orizícola. “Queremos aprofundar esse debate e buscar o apoio dos órgãos competentes para a comercialização do arroz. Sabemos que um dos principais motivos do preço baixo do produto é a grande oferta nacional e a importação do arroz de países do Mercosul. Isso faz que o mercado não consiga absorver a produção e regular o preço do grão”, observou Chicão Gorski.

Também foram aprovados mais dois requerimentos de audiências públicas. A Comissão de Agricultura irá debater o fomento e ampliação da agricultura ecológica, no município de Ipê, em data a ser marcada. Serão convidados representantes dos governos, entidades e autoridades locais e nacionais. O objetivo é promover o hábito da produção e consumo de alimentos saudáveis, pela sociedade, aproveitando o “case” do município, considerado a capital nacional da agricultura ecológica. O proponente é o deputado Alceu Barbosa (PDT).

Outra audiência pública, proposta pelo deputado Altemir Tortelli (PT), a ser realizada em São Lourenço do Sul, irá discutir a qualidade da energia elétrica rural. Os parlamentares encaminharam, no debate sobre o tema, a possibilidade de realização de uma audiência de caráter estadual, na capital, envolvendo todas as concessionárias de energia.

Código Florestal
O presidente da Comissão de Agricultura ainda reiterou a necessidade de agilizar a realização do debate sobre o novo Código Florestal, em tramitação no Congresso Nacional. Audiência pública sobre o tema, aprovada pela comissão em 3/3, deverá ser realizada em conjunto com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, com apoio da Mesa Diretora da Casa. A agenda está na dependência da participação do relator do substitutivo ao Projeto de Lei nº 1.876/99,  deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP). Chicão também sugeriu a presença de técnicos da área jurídica para esclarecer os principais pontos do texto.

No final da reunião, o secretário municipal da Agricultura de Caxias do Sul, Nestor Pistorello, entregou ao deputado Chicão Gorski convite para a comissão participar da 4º edição Horti Serra Gaúcha 2011 – Feira Tecnológica e de Negócios. O evento acontece de 18 a 21 de maio no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.  

Também participaram da reunião os  deputados Aloísio Classmann (PTB), Alexandre Postal (PMDB), Edegar Pretto (PT), Lucas Redecker (PSDB), Alceu Barbosa (PDT) e Altemir Tortelli (PT).”.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo