Câmara de VereadoresEconomiaMeio Ambiente

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Projeto quer facultar instalação de cisternas para captar água

Setores diretamente interessados compareceram à audiência, no Legislativo

Não há exatamente uma unanimidade. Mas o fato é que a possibilidade de instalação de cisternas pra captação de água em construções novas na comuna, objeto de projeto da vereadora Maria de Lourdes Castro, levou os interessados a discutir o assunto hoje, em audiência pública, na Câmara de Vereadores.

O que eles debateram, e inclusive as opiniões contrárias, você acompanha no material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo. O texto é de Beto São Pedro, com foto de Gabriela Peruffo. A seguir:

“Audiência Pública Projeto de Lei Complementar 7504: maioria presente à discussão apoia projeto das cisternas

O projeto de lei da vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB) facultando a instalação de cisternas para a captação de água da chuva em construções novas no município foi discutido na manhã desta quarta-feira (06) em audiência pública na Câmara de Vereadores. A proposta da peemedebista altera o parágrafo segundo do artigo nº 250 do Código de Posturas do Município, que atualmente proíbe este tipo de instalação em prédios servidos pela rede pública de abastecimento de água, mesmo que para outros fins que não o consumo humano.

Participaram da reunião representantes do Executivo Municipal (Secretaria de Proteção Ambiental, Secretaria da Saúde, e Secretaria de Ação Comunitária), da Emater e do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon). A Câmara esteve representada pelas vereadoras integrantes da Comissão Especial que acompanha a tramitação do projeto, Maria de Lourdes Castro (presidente) e Helen Cabral, (vice-presidente), além do presidente em exercício da Casa, Admar Pozzobom, que acompanhou a abertura dos trabalhos. O vereador Manoel Badke, o terceiro integrante da Comissão e relator do projeto, teve a sua ausência justificada em razão de compromisso previamente agendado.

Com exceção dos representantes do Sinduscon que, embora não se declarando frontalmente contrários à modificação proposta, temem pelo impacto da medida nos custos da indústria da construção civil do município, os demais se manifestaram integralmente a favor do projeto. Para estes, a implantação das cisternas deveria ser obrigatória, seguindo assim os passos de muitas outras cidades do país – e no mundo -, preocupadas com a sustentabilidade do planeta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Concordo, e deveriamos ter também a obrigatoriedade de implantação de placas de energia solar… bom dai o custo das obras elevaria, mas creio que o municipio poderia pensar em alguma compensação temporária. Creio que seria uma ótima medida para o meio ambiente mas também por dar a Sm um knowhaw no quesito inovação e sustentabilidade. Quem sabe até atrair o interesse de empresas de geradores fotovoltaicos e toda tecnologia que existe por trás desse produto. Emprego qualificados e produtos de alto valor agregado. Se nada disso fosse possível creio que o simples debate já seria um avanço como aconteceu na audiência da cisterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo