ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. O terceiro intendente e o quarto Conselho. Ah, e o retrato

Isso é história!

 “1900, 3 de agosto – Realizam-se eleições para intendente e conselheiros de S. Maria.

3 de outubro – Tomam posse o intendente municipal Henrique Pedro Scherer, segundo por eleição e terceiro por ordem cronológica, e o quarto Conselho Municipal, composto de Antero Correa de Barros, Régulo de Morais, Otaviano Vieira de Araújo, João da Fonseca Paim, João Guilherme Weinmann, José Pena de Morais e Manoel Augusto do Carmo. Após o ato de posse, o Conselho, a pedido dos funcionários municipais, dispõe-se a inaugurar na sala das sessões o retrato do intendente Francisco de Abreu Vale Machado, que termina o mandato. Este pede a palavra e alega que não deseja ter seu retrato ao lado de tantos vultos proeminentes e pede aos promotores da homenagem que lhe permitam fazer dele o uso que lhe aprouver.

Concordam, e ele oferece o retrato a Antero Corrêa de Barros, que, cercado de amigos, o conduz para sua residência. Tal retrato está hoje na galeria dos antigos administradores do município, na prefeitura municipal.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo