COLUNA OBSERVATÓRIO. Os R$ 300 milhões e os eixos do projeto da Travessia Urbana
Será na próxima sexta, dia 8. Com a participação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), técnicos do governo federal, a começar pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, Hideraldo Caron, e também com a presença do deputado federal Paulo Pimenta e, obviamente, do prefeito Cezar Schirmer, que será convidado de honra, a cidade conhecerá o projeto final da Travessia Urbana – urdido há pelo menos um ano, com a adesão de todas as partes citadas.
Dois fatos chamam a atenção. Um é o investimento: R$ 300 milhões, garantidos pelo Plano de Aceleração do Crescimento, e com licitações para o início da obra ainda neste ano.
Outro, os detalhes do projeto. São quatro os eixos em que se dividiu toda a proposta técnica, já aprovada.
1) Os 14 quilômetros do trecho entre o Castelinho e o trevo da Ulbra. Há pelo menos três conjuntos de viadutos, contemplando, por exemplo, a esquina da rua Duque de Caxias com a BR 158. Esse era o projeto inicial. Que, agora, tem outras três grandes obras.
2) Melhorias na Faixa Nova de Camobi, no trecho entre a BR 158 e a Base Aérea de Santa Maria.
3) Melhorias na BR 392, no sentido Santa Maria-São Sepé (o trecho seria de pelo menos cinco quilômetros). E
4) Melhorias na BR 158, entre o trevo da avenida Walter Jobim e o trevo alternativo de acesso ao bairro Tancredo Neves.
Cá entre nós, se trata de uma obra e tanto. E que pode resolver, em prazo curto, pelo menos a face, digamos, externa do enorme problema viário de Santa Maria.
Na próxima sexta, em reunião-almoço que ocorre no Restaurante Augusto, o projeto será apresentado à comunidade. Uma boa notícia, com toda a certeza.
Bom dia.
Havia na Rádio Guaiba um programa do Flávio Alcaraz Gomes na década de 70, BEM DEPOIS DE 2001. Para quando será esse 300 milhões?