Claudemir PereiraInternetJornalismo

HISTÓRIA E INTERNET (2). Seis anos de sítio. E, desde o início, a notícia antecipada. Confira a primeira que VOCÊ SOUBE ANTES

Por uma coincidência – não, não foi de caso pensado -, a estréia do www.claudemirpereira.com.br, em 3 de abril de 2005, era também dia de eleição dos subprefeitos, uma regra – que hoje foi aposentada pela administração municipal, após plebiscito no interior – do então prefeito Valdeci Oliveira.

E foi, também, a primeira informação antecipada pelo sítio. A mídia tradicional só trataria do assunto no dia seguinte. Acompanhe todas as quatro notas publicadas a propósito do acontecimento, com a cobertura daquele pleito – inclusive a notícia que continha o resultado. Tudo entre a tarde e a noite daquele domingo. A seguir:

Novos subprefeitos até às 21h

Com início previsto às 19h, a comissão eleitoral montada pela prefeitura de Santa Maria acredita que até às 21h serão conhecidos os novos subprefeitos dos nove distritos de Santa Maria.

Ao que se pode constatar, não houve conflitos entre os candidatos e os cerca de 9,5 mil eleitores cadastrados, e a eleição, assim, correu em clima de normalidade.

Em dois distritos, Palma, com Luciano Zanini Guerra, e São Valentim, com Júlio Cezar Toniolo, sequer há disputa. Eles são candidatos únicos.

O mesmo não se pode dizer, apenas para exemplificar, de Pains, em que nada menos que 13 candidatos concorrem, inclusive o atual, André da Silva Dutra.

Procurei ouvir alguns entre os vários que acompanharam os debates e a campanha nos distritos, com o objetivo de tentar mostrar quais são os favoritos.  Leia a próxima notícia e saberá o que foi possível averiguar.

Situação encalacrada em Pains

Dos nove distritos em que ocorrem eleições hoje, em Santa Maria, dois conhecem antecipadamente seu subprefeito. São, obviamente, candidatos únicos. Em São Valentim, Julio Cezar Toniolo é o eleito. E em Palma, Luciano Zanini Guerra.

Muito diferente é a situação no distrito de PAINS. Lá, nada menos que 13 candidatos correm atrás dos votos de 1.931 eleitores. A maior parte deles provém da localidade de Passo das Tropas, que concentra, inclusive, a maioria dos concorrentes. É do Passo o atual sub, André da Silva Dutra, que tenta um novo mandato.

O curioso, segundo análise que ouvi, é que o fato de haver inflação de candidatos de uma mesma comunidade pode significar a oportunidade para quem não mora ali, mas nos Pains, que dá nome ao distrito. E, neste caso, teria chances concretas de eleição o irmão do ex-vereador Celestino Forgiarini, o microempresário Antonio Roque Forgiarini Ferreira. A conferir.

Confira os demais distritos e seus favoritos – a serem confirmados, ou não, pelas urnas – segundo a observação feita por pelo menos três pessoas ouvidas por mim:

ARROIO GRANDE: Considerada difícil a reeleição de Nervi Gilberto Claro. O vencedor ficaria entre Veraci Zerbini e Vivaldino Manhago.

PASSO DO VERDE: A aposta é na reeleição de Valquir Vivani Chaves.

ARROIO DO SÓ: O ex-vereador Luiz Gonzaga Trindade, o Gogô, desponta como favorito.

BOCA DO MONTE: Leve favoritismo do atual sub, Elio de Oliveira Martins.

SANTA FLORA: Luiz Roque Augusti, estaria largando na frente para conquistar a reeleição.

SANTO ANTÃO: Outro sub à reeleição, com Antonio Anacleto Braida.

Saiba o resultado da eleição para sub

Esta página vai acompanhar, direto do Centro de Atividades Múltiplas, a apuração dos votos da eleição para subprefeito de Santa Maria. A previsão da Comissão Organizadora do pleito é que até às 21h o resultado será conhecido. E você saberá por aqui. Ah, a apuração começa em torno de 19h.

Extra: os subprefeito eleitos.

Encerrou agora há pouco a apuração dos votos e já são conhecidos os novos subprefeitos dos nove distritos de Santa Maria. Aliás, novos é uma força de expressão. Na verdade, de todos os que tentaram a reeleição, apenas o de Boca do Monte, Elio de Oliveira Martins, não logrou vitória. Todos os demais mantiveram apoio e continuam no cargo. Como novidades, o ex-vereador Luiz Gonzaga Trindade, do PP, eleito em Arroio do Só, onde o titular não concorreu, e Nabor Antonio Fernandes, em Boca do Monte. A seguir, os resultados oficiais:

PAINS – André da Silva Dutra – reeleito

ARROIO GRANDE – Nervi Gilberto Antonio Claro – reeleito

PASSO DO VERDE – Valquir Viviani Chaves – reeleito

ARROIO DO SÓ –  Luiz Gonzaga Trindade

BOCA DO MONTE – Nabor Antonio Fernandes

PALMA – Luciano Zanini Guerra – reeleito

SANTA FLORA – Luiz Roque Augusti – reeleito

SANTO ANTÃO – Antonio Anacleto Braida – reeleito

SÃO VALENTIM – Júlio Toniolo – reeleito”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo