Claudemir PereiraInternetJornalismo

HISTÓRIA E INTERNET. 3 de abril. Seis anos do www.claudemirpereira.com.br. Releia a primeira nota publicada

 

O editor não cabe em si de tanta alegria. Foram muitas as dificuldades. E outras tantas existem e ainda virão. Mas valeu a pena. Este 3 de abril marca os seis anos de atividade de um espaço democrático de internet. Aqui, todos podem se manifestar, resguardadas apenas as regras de civilidade. O editor também opina – quando entender conveniente. Mas o compromisso maior é com a informação e a análise independentes. Modéstia às favas, esse é preceito cumprido sem nenhuma concessão.

Vou publicar, na sequência, duas notas. Esta, abaixo, foi a primeira publicada. Trata-se de uma declaração de princípios. Que, creia, é compromisso pétreo do www.claudemirpereira.com.br. Uma observação: naqueles tempos de internet, a inexperiência e o desconhecimento técnico levaram junto as notas publicadas. Salvas, no entanto, pelo arquivo do editor – que, quem sabe num prenúncio, manteve cópia no velho e bom Word. De onde foram, as principais, resgatadas. Leia (ou releia, se for o caso) a seguir:

Um desafio e tanto

Com este texto, escrito em meados de fevereiro, estou começando aquele que, certamente, é o maior desafio já enfrentado por mim, em 23 anos da profissão iniciada, na prática, na metade de 1982, numa mesa redonda esportiva, às noites das segundas-feiras, na Rádio Imembuí, a convite do eterno amigo e chefe, Vicente Bisogno.

De lá para cá, muita coisa já fiz, como jornalista. Polícia, Esporte, Política, Reportagens, Chefias diversas, Assessoria de Comunicação, trabalhos em rádio, jornal e televisão.

Além da Pioneira, a Imembuí, atuei na rádio Peperi, em São Miguel do Oeste, SC. E agora, na CDN de Santa Maria.

Em jornal, muito orgulhosamente, defendi as cores de A Razão, na maior parte do tempo,  para onde fui, convidado por Vera Pinheiro, sugerido por Francis Maia, bem recebido por Luizinho de Grandi, que a mim acolheu e promoveu, e sustentado nas variadas funções por Zaira de Grandi. Mas também espero ter ajudado em algo na Folha do Oeste, em São Miguel do Oeste, no Pioneiro de Caxias do Sul, e n’O Timoneiro, de Canoas.

Em televisão, uma experiência única e ainda em vigor, na TV Pampa, pela qual fui convidado pelo Airton Amaral e na qual fui acolhido pelo Souvenir Machado e todos os demais colegas. E espero, modestamente, estar ainda dando conta do recado.

Em Assessoria de Comunicação, atuei em entidades empresariais do porte da Câmara de Comércio e Indústria (Cacism) e do Sinduscon (quando ainda era apenas a Ascon, a instituição defensora dos interesses da Indústria da Construção). E tive o privilégio de dirigir, por obra e graça do fundador da entidade, Paulo Ceccim, o primeiro jornal classista de Santa Maria, na Associação dos Jovens Empresários, que ele fundou. E me orgulho de, ainda que pelo curto período de seis meses, ter obtido uma experiência no serviço público, ao chefiar a Assessoria de Comunicação do então prefeito, José Farret, no meio dos anos 90.

Outras coisas fiz, todas importantes, penso eu. Mas que, mesmo no ilimitado espaço da Rede, podem cansar o leitor. Por isso, e só por isso, deixo de citá-las neste texto, sugerindo uma leitura do currículo que também está disponível nesta página.

Considero-me, pessoalmente, um vitorioso. E nada modesto, como você já deve ter notado. Mas, concorde comigo: que mais pode esperar um profissional que consegue, não obstante os percalços óbvios de uma atividade como a que enfrentamos no dia-a-dia, obter  significativo reconhecimento dos receptores  do seu trabalho?

Nada, respondo. No entanto, é talvez por isso, e acreditando que é possível seguir adiante, mesmo quando, aparentemente, tudo foi conquistado, que parto para essa nova empreitada.

Embrenho-me pela internet – sem desconhecer, nem deixar de atuar nela, a dita mídia tradicional. Continuo no rádio, não deixo o jornal, abraço a televisão. E, agora, entro na Grande Rede. E fazendo aquilo que me fascina acima de qualquer coisa: jornalismo. E, suprema vitória (assim considero), em tempo real. E, se me fosse dado o direito de fazer uma promessa, político militante que não sou, dando conhecimento da notícia assim que ela se tornar de mim conhecida. Oferecendo a opinião, a qualquer momento. E analisando, quando a oportunidade se apresentar. Não importa a hora, nem o local.

Um sonho, agora realidade. Ah, e, de quebra, oferecendo espaço para articulistas – a critério do editor – que também poderão se utilizar da Claudemir Pereira ON Line para expor seus pontos de vista.

 A credibilidade duramente alcançada, a confiança que ofereço a quem me ouve, lê e/ou enxerga, e a minha paixão pela notícia, a análise e o comentário. Tudo isso é posto à prova nesse desconhecido mundo da internet.

É o desafio, o maior deles, já encarado por mim. Conto com você nessa empreitada.

Me acompanhe, é o pedido da hora.

Abraço fraterno”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Parabéns Claudemir, ficamos felizes em ser um leitor assíduo deste espaço. Logicamente somos privilegiados por tê-lo entre nós. Forte abraçoe vamos para mais 6.

  2. Caro Claudemir,
    Mesmo quando trabalhava em Blumenau acompanhava as notícias de Santa Maria e Região pelo teu sitio.
    Parabéns pela conquista e que o mesmo fique no ar pelo menos mais 100 anos.
    Parabéns!!!

  3. Prezado Claudemir, parabéns pelo excelente serviço que presta para Santa Maria. Tens um espaço democrático mas com regras, o que torna o mesmo respeitado por todos. Claro que as vees tem alguns que exageram, mas tu tens se mostrado um mediador com uma postura muito correta, pois corta quando tem que cortar sem ver quem é quem. Espero que este espaço permaneça a disposição por muitos anos. Um forte e fraternal abraço.

  4. Meu Amigo: Sao seis anos de informação, sei das dificuldades que passou no inicio, mas também sei da alegria que tu estas por este aniversario que e repleto de resultados positivos. Todos nos que vivemos e respiramos política 24horas por dia clicamos o teu site nestas mesmas 24horas, pois tu sempre passa aquela informação que nos ainda nao tínhamos. Outra coisa e verdade, sao seis anos que o teu site causa muita INTRIGA política, pois as tuas informações já deixaram muita gente enlouquecida, confesso que sou uma delas. Mas hoje e só alegria, parabéns de coração, só existe sucesso porque teve trabalho.

  5. Formação ,experiência, muita dedicação, ótimos relacionamentos, muita paixão somados a uma mente brilhante produzem este belíssimo trabalho. Parabéns ao jornalista e ao ser humano Claudemir Pereira por seu singular trabalho!

  6. Caro Claudemir, acompanho o seu trabalho nesses 6 anos, paralelo a ele também cresceu a minha militância. Recordo que em todas as ações político-partidárias que faziamos na Juventude eras a cereja do nosso bolo, ou seja, por mais importante fosse o que estivessemos fazendo só teriamos essa certeza se fosse relatada pelo Claudemir. Hoje pode parecer bobo mas na época eras o nosso troféu.
    Creio que para nós, de SM, és o nosso Nicolau (embora o Pereira não seja italiano) não por apresentar as forma de conquistar e manter o poder mas por ser uma rica, e pq não a mais rica, fonte de subsídios para a elaboração das estratégias políticas dos agentes de SM.

    Abraço e meus parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo