CulturaPrefeituraSanta Maria

HOJE DE MANHÃ. Não tem chuva que atrapalhe a festa. É o início da Feira do Livro

Na cerimônia de abertura, Schirmer prestou contas: R$ 150 mil investidos na Feira

Música, discursos, prestação de contas e até informações sobre o futuro. Tudo isso aconteceu hoje de manhã, na solenidade de abertura. Mas o que de fato interessa (inclusive para os que cantaram e discursaram) é o ator principal: Sua Excelência, o Livro. E, claro, milhares de coadjuvantes: nós todos, leitores.

Aí, que o clima desculpe, mas não tem chuva (como a chata que cai neste sábado, desde meio dia) capaz de atrapalhar a festa. A seguir, no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, você acompanha os detalhes do que aconteceu esta manhã. E sugiro, também, que leia nota publicada ontem à noite (AQUI), para checar os links com outras informações bastante relevantes (programação, lançamentos, etc) acerca do evento. A seguir, a reportagem de Mayura Leal e Maria Luiza Guerra, com fotos de João Alves:

Sua Excelência, o Livro. E os coadjuvantes: os leitores. São eles, cá entre nós, os que contam

Feira do Livro é aberta oficialmente neste sábado. Solenidade contou com presença de autoridades

A Praça Saldanha Marinho foi invadida por leitores, escritores e curiosos, na manhã deste sábado (30), quando autoridades abriram oficialmente a Feira do Livro 2011. O início da cerimônia contou com a execução do Hino Nacional pelo tenor Cesare Barichello.

Durante a solenidade, o prefeito Cezar Schirmer falou da relevância da Feira, que está presente em sua história pessoal e também na história de Santa Maria. “O livro é um grande instrumento de afirmação pessoal e democrática. Quem não cultua seu passado, não constrói seu futuro”, frisou.

O chefe do Executivo também prestou contas à população sobre os investimentos de R$150 mil na edição deste ano do evento literário e enfatizou que quer tornar a Praça Saldanha Marinho e o seu entorno em um grande espaço cultural. O prédio da SUCV, desapropriado neste ano, deverá ser um deles, pois abrigará a Casa de Cultura, assim como o prédio do antigo Fórum, sitiado nas proximidades.

Em memória de Mariano da Rocha Filho, sua filha Eugênia Mariano da Rocha descreveu aos presentes um pouco da história deste importante personagem público, professor fundador da UFSM e literário. Após, foi a vez da professora homenageada, Maria Eulália Albuquerque, falar da importância da leitura como movimento de descoberta e criação.

A patronesse da Feira do Livro Infantil, professora Nilta de Fátima Hundertmarck Graciolli contou sua história com os livros, desde a infância até os dias atuais. A patronesse da Feira do Livro, professora doutora em Letras Lígia Militz da Costa, ressaltou que a Feira transforma a cidade em palco de cultura e cidadania. A secretaria de Município da Cultura, Iara Druzian, convidou a todos para vir à Praça conhecer “o mundo mágico da cultura e da leitura”.

Participaram da solenidade vereadores, secretários de Município, autoridades locais, estaduais e nacionais. Também prestigiou a abertura da Feira a 1ª Dama do Estado, Sandra Genro e o Secretário Estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo