Artigos

O PT e seus dilemas – por Gilson Piber

Se quiser, efetivamente, voltar a comandar a Prefeitura de Santa Maria a partir de 1º de janeiro de 2013, o Partido dos Trabalhadores (PT) precisa colocar o bloco na rua e mobilizar a base. Quem seria o candidato petista a prefeito na eleição de outubro de 2012? Os deputados Paulo Pimenta (federal) e Valdeci Oliveira (estadual) são os nomes preferenciais, mas existem alguns detalhes importantes.  Pimenta faz excelente trabalho na Câmara Federal, com ações voltadas para o Estado e, principalmente, para Santa Maria e a região central. Seria interessante para o PT e para o próprio deputado elegê-lo prefeito? Para Santa Maria e a região, ouso dizer que não. A cidade perderia um representante fundamental em Brasília.

O deputado estadual Valdeci Oliveira já acenou que não deseja concorrer a prefeito em 2012. Ele comandou o município durante dois mandatos e obteve pleno êxito quando disputou vaga para a Assembleia Legislativa gaúcha em 2010. Atuar no Parlamento é a meta atual de Valdeci e ele tem o respaldo de mais de 64 mil gaúchos que o elegeram, principalmente em Santa Maria.  Avalio que, para o PT, pior que elegê-los prefeito, no caso Pimenta e Valdeci, é disputar a eleição com um deles e perdê-la.  Tal fato geraria um desgaste desnecessário para o partido e, logicamente, para os dois candidatos que já têm mandatos importantes como parlamentares.

Como alternativa petista surge o secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Ele foi vereador e secretário da Saúde em Santa Maria, além de ter sido deputado estadual com dois mandatos na Assembleia gaúcha. Presidiu a CPI do Detran e liderou havia oito anos a Jornada Estadual Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

Fabiano, de 37 anos, fez mais de 73 mil votos para deputado federal e ficou próximo de virar parlamentar. Pelo que ouço de alguns petistas e simpatizantes, Fabiano aceitaria concorrer a prefeito. Ele representaria a novidade do PT local no pleito, e até do próprio processo, se não surgir outro concorrente diferente nas demais siglas. Apesar de jovem, o atual secretário do governo Tarso tem boa experiência política e conhecimento administrativo de como funcionam os caminhos entre os gabinetes e as gestões. Tem, ainda, boa relação com o povo e sabe do que a cidade precisa para evoluir.

De qualquer forma, o PT santa-mariense só terá chance de vitória em 2012 se estiver unido e integrado de coração e alma. Os grupos de Pimenta, Valdeci e Fabiano precisam jogar juntos, bem como os demais, sem desavenças nem ruídos internos. Todos necessitam abraçar a candidatura escolhida e ir às ruas atrás do voto para elegê-la. Fechar uma aliança forte com outros partidos é mais um desafio petista para conquistar aliados e mais tempo na propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Se for de chapa pura, o PT poderia contar com o ex-vereador Vilmar Galvão como vice, ou então uma mulher. Nomes não faltam: a vereadora Helen Cabral, e as coordenadoras regionais de Educação, Celita da Silva, e de Saúde, Ilse Melo. Só para citar três nomes.

O PT precisa pensar, e com muita reflexão, também, no aval para aqueles que querem e estão ingressando no partido. O fato de ser governo federal e estadual, em muitos casos, gera um adesismo oportunista e desenfreado de gente que odiava o partido e suas práticas havia anos não muito distantes. O falso bom mocismo pode ser visto a olho nu, basta querer vê-lo. É verdade, também, que o PT perdeu muito da sua essência quando aliou-se a figuras nefastas da política nacional. O certo é o que PT segue forte e pode voltar a dirigir a Prefeitura de Santa Maria.

Gilson Piber – gilsonpiber@yahoo.com.br

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. @Gulliver dos Santos

    Tubias não foi meu candidato, e mesmo que tivesse sido, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Se quiser debater, peço a gentileza de apresentar argumentação madura e consistente, pois neste tipo de conversinha de “o meu é melhor que o teu” eu entrava quando tinha 10 anos…e isso já faz muuuito tempo!

  2. Surra, Luiz, quem tomou foi teu candidato Tubias a deputado. Fez meia dúzia de votos na cidade mesmo a bordo de um balão e de milhões de carros de som.

  3. Todos sabemos que em jornalismo não existe imparcialidade, pois todo texto expressa um pensamento que traz em si as circunstâncias do autor.

    Piber transforma em texto suas angústias de petista que fica (já que grande parte debandou rumo ao paraíso dos cargos e funções sem concurso), e como bom petista concebe o mundo (no caso, Santa Maria) de maneira sectária, fundado exclusivamente sobre os alicerces do PT, onde o petismo é meio e fim e ao redor do qual a vida e o mundo orbitam.

    Como não existe vida fora do PT, ou – dizendo diferente – só existe vida à partir da perspectiva petista, o “desencaixe” das peças acaba por desestruturar todo um pensamento concebido para se auto-justificar.

    Dizer que a meta de Valdeci é atuar no Parlamento é dizer apenas a parte da história que lhe convém, pois todo profissional de Comunicação com um mínimo compromisso com a verdade não omitiria o fato do ex-prefeito estrategicamente estar evitando confrontos locais enquanto suas contas (rejeitadas pelo TCE) não forem votadas pela Câmara de Vereadores (de maioria governista), principalmente porque a grande pergunta que os adversários do PT fazem (e que cobram da base de Schirmer na Câmara) é:
    “- Se fossem contas do Schirmer rejeitadas pelo TCE e uma maioria petista na Câmara de Vereadores, como votariam? Como votaria Helen Cabral? Jorjão? Fort? Rempel?”.

    De parte do deputado Pimenta – merecedor de reconhecimento por sua atuação em prol da região central – falta a Piber avaliar que a surra de 22 mil votos de diferença em 2008 leva à reflexão sobre os riscos de se expôr novamente e comprometer projetos futuros, pois ninguém faz uma campanha tão “vistosa” como a de Pimenta em todo o Estado para 2 anos depois se aventurar a perder de novo ou – ganhando – virar as costas para um grande eleitorado de fora de Santa Maria.

    Fabiano Pereira é um jovem atuante, mas a rejeição de Valdeci e Pimenta a seu nome é de conhecimento público faz muito tempo.
    Fabiano é “regra-três”… segundo reserva… e um palanque onde estivesse acompanhado de Pimenta e Valdeci soaria tão falso quanto uma nota de 7 reais.

    Os demais nomes citados por Piber são irrelevantes, como seriam irrelevantes outros mais que viesse a citar, pois até as pedras do Calçadão sabem que o PT de Santa Maria é Valdeci, Pimenta e, um pouco distante, Fabiano Pereira.

    O dilema do PT tende a se aprofundar, principalmente pela incapacidade de seus seguidores (o PT se transformou em uma seita, portanto, não tem mais militantes…) de entender o mundo fora do universo petista e o artigo de Piber é a prova cabal desta incapacidade.

  4. Com todo respeito e guardando as devidas finalidades de ambos os textos, gostei mais da análise do Sr. Paulo Carvalho sobre o PT-SM. https://claudemirpereira.com.br/2011/04/coluna-observatorio-o-grande-problema-de-schirmer-administrar-o-favoritismo/

    Paulo Carvalho 16, abril, 2011 em 02:54
    também pudera… Os petistas que eram para andar roncando grosso, se acadelaram todos..as principais Lideranças, depois do Fabiano Pimenta e Valdeci deram no pé (sumiram).. Vejam o que aconteceu com cada uma!

    O Calegari que volta e meia falava aqui no site, deve estar organizando a oposição ao sarkosy, nunca mais ví!;
    O Luciano Ribas abandonou até o claudemir e se foi para Porto Alegre.
    O Raul Vilaverde, braço direito E homem forte do Pimenta, agora só quer saber do Mainardi.
    O tal do Ivo Cassol, me disseram que só quer saber de ganhar dinheiro(o que é justo), está assessorando até prefeituras da direita.
    O pedro Maboni, largou o valdeci e se encambichou na turma da Maria do rosário… Se foi para Porto alegre e diz que é o maior defensor dos homossexuais (nada contra..por favor!)
    O Daniel Diniz, só quer saber da candidatura dele a vereador…
    O Fernando Menezes, grande liderança, está em São leopoldo, também se enrabichou pela do rosário..e vai ir para onde ela mandar…
    O Mauro Muller sumiu, diz que até emagrecer, emagreceu…
    O Samuel, este só virá para cá, se for o Fabiano o candidato..
    O Tal do Beto Dalmo, diz que quer ser candidato de novo, tem chances reais (desde que passem de 14 para 96 vereadores, e se passarem para 151 vereadores, o Paulo Ricardo também entra)…
    O tal do boca, diz que trocou o Valdeci pelo pimenta…(o que não acho que seja verdade), diz que é candidato a vereador… Diz que já tem até slogam: o candidato do PAR que é IMPAR… Vai querer pegar os votos de todos os moradores do PAR.
    O Fritz Nunez..este só quer saber da Frida e fazer oposição pela internet..
    Trouxeram o alemão do gás, que entrou por uma porta e os Judeus sairam pela outra (infame…mas que eu ví ser contada por um petista)…
    O Julio Bitencourt volta para Santa Maria só se o Fabiano Mandar, se bem que tem gente que diz que ele tá lá a mando do Pimenta…
    O Beto São pedro dizem que política para ele é o Intervalo entre uma pescaria e outra…
    O Galvão, dizem que tá numa crise existencial..acende uma vela para o Maia e reza para o Ivar…
    O Aramis Teixeira, depois que foi para o Planalto, nunca mais vai querer voltar para a depressão Central.

    Ficou a missão para a Helen, fort e Jorjão… Que se fossem oposição do Osvaldo, ele seria prefeito até hoje!

    Tem o valdir Oliveira
    Que hoje é o presidente e locutor
    Que pode ter certeza
    Sem ter nenhuma surpresa
    É candidato a vereador…

    Outro que sua sangue é o Paulo conceição..este dá para confiar…

    Dos neopetistas, tem o ricardo Blattes..que só pensa em ser vereador e o Tiago Machado, que me disseram que se a eleição fosse pelo twiter, ele elegia qualquer um…

    Se desintegrou o PT da boca do monte…

    Deixem pra nós….que nós ganharemos esta eleição…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo