O troco deverá vir de financiamentos do BNDES, Banco Mundial, Governo Federal (PAC) e das burras estaduais. E vão permitir um punhadão de obras (inclusive algumas aqui na região, como já se noticiou). Mas o fato é que o número impressiona positivamente. Que ele se concretize, claro, é sonho de muuuitos gaúchos.
Mas, de onde saiu o valor e em que circunstâncias ele foi citado? Confira os detalhes, no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A reportagem é de Guilherme Gomes. A seguir:
“Investimentos em estradas gaúchas podem chegar a R$ 2,5 bilhões até 2014
Para acabar com o principais gargalos que prejudicam o desenvolvimento do Estado, o Governo gaúcho pretende investir, até o fim da gestão, mais de R$ 2,5 bilhões em infraestrutura rodoviária. A informação foi repassada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, antes da palestra do governador Tarso Genro para o Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral (Sicepot).
Os recursos necessários para as obras virão dos financiamentos do BNDES e do Banco Mundial, de investimentos do Governo Federal referentes ao PAC I e PAC II e dos recursos próprios do Tesouro estadual.
O governador iniciou sua palestra ressaltando que já está em andamento o processo de reestruturação do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) para que possam ser viabilizadas as obras rodoviárias. “O Daer não está podre, como dizem alguns. Ele precisa ser reformulado, aparelhado, modernizado”, garantiu Tarso Genro.
Sobre pedágios, o Chefe do Executivo destacou que o Governo vai cumprir os contratos em vigor. O novo modelo será amplamente discutido com a sociedade. “Já temos uma fase avançada dos estudos e vamos, a partir de agora, aprofundar as analises técnicas e discutir pacificamente com todos os setores envolvidos”, garantiu…”
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