Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (39). Walter Jobim Neto até já saiu da cidade. Mas nunca perdeu o vínculo com Santa Maria

Por LICIANE BRUN (texto) e MAIARA BERSCH (foto)

Walter Jobim Neto: de beleza inigualável, cidade pra não ir embora jamais

Walter Jobim Neto, 66 anos, saiu de sua cidade natal, Santa Maria, em dois períodos: quando cursou a faculdade de Direito, na década de 60, e depois, quando foi desembargador, de 1996 até 2004. Mesmo nesse tempo, não perdeu o vínculo com Santa Maria. “Gosto muito de Porto Alegre, mas tem problemas demais. Acho que aqui a nossa cidade está de um tamanho bom pra se viver”, comenta.

Entre as inúmeras qualidades que lista da cidade natal, Jobim Neto enfatiza a qualidade na educação, pela maior oferta de cursos superiores por habitante no Brasil. “Há também boa alimentação e diversão, cinemas, teatros, clubes sociais”. Para ele, a qualidade de vida é muito boa, com relativa segurança. E acrescenta: “O grande número de estudantes torna uma cidade movimentada e alegre. Trata-se de uma cidade de tamanho ideal para se viver. Há de tudo, pois sua vocação sempre foi a prestação de serviços”.

Jobim Neto ainda enfatiza inúmeros pontos positivos na cidade: na cultura, o Theatro, a feira do livro, a academia literária e as Belas Artes, com boas exposições. Além disso, destaca o que considera uma qualidade inigualável: a beleza de suas mulheres. “Costumava a dizer a amigos, no meu tempo de Porto Alegre, quando se comentava sobre concursos de beleza: Tem candidata de Santa Maria? Então, nem julga. Dá logo o título pra ela e não percam mais tempo”, revela.

Quando a questão é se continuará vivendo em Santa Maria, o desembargador é enfático: “Ora, aqui vivi e vivo. Aqui criei meus filhos e estou vendo meus seis netos crescendo e se formando para a vida. Aqui tenho amigos de infância de quem sou próximo até hoje. Tudo isso me faz não pretender jamais sair da cidade. Minha mulher, que é porto-alegrense e que só conheceu a cidade após o noivado, afirma que se considera mais santa-mariense do que eu, e que também não quer sair daqui”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo