Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (55). O advogado José Fernando Lutz Coelho e a “Santa Maria, Maria da Graça”

Por LICIANE BRUN (texto) e foto de arquivo pessoal

Lutz Coelho: o povo (nascido ou chegado) é do que ele mais gosta

“Santa Maria apresenta características e alternativas de algumas capitais do nosso país, sem perder o charme e a praticidade de uma típica cidade do interior”. A definição é do presidente da OAB e professor da UFSM, José Fernando Lutz Coelho. O advogado é mais um dos filhos de Santa Maria, e nunca morou em outra cidade que não a sua cidade natal.

Segundo Coelho, Santa Maria se destaca nas atividades terciárias de prestação de serviços. E em especial no que diz respeito ao mercado imobiliário, seja em relação à construção civil, seja em virtude das empresas imobiliárias, de administração e de compra e venda de imóveis. “O que mais gosto na cidade é do povo santa-mariense, tanto do nascido aqui, quanto do que aqui se tenha aquerenciado, com toda sua diversidade cultural”, explica.

As razões dessa diversidade são justificadas, para o advogado, pela existência de considerável pólo educacional, “destacando-se a gloriosa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que é reconhecida nacional e internacionalmente”. Luiz Fernando também define sua cidade como a conhecida cidade-cultura, que continua crescendo e oportunizando a capacitação profissional, com qualidade e eficiência. E realça que a cidade do coração do Rio Grande tem o seu charme. Para demonstrar, cita Beto Pires(…)  Santa Maria Maria da Graça doce menina maria fumaça,verde tão verde tão cheia de si,  que da vontade de cantar pra ti”.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo