Claudemir PereiraHistóriaJornalismo

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (59). Professor e escritor, Orlando Fonseca, destaca a segurança e a cultura. Mas não apenas

Por LICIANE BRUN (texto) e foto arquivo pessoal

Orlando Fonseca: reconhecimento e crescimento na cidade que o viu nascer

A maior rede educacional, do ensino fundamental ao médio, e a primeira universidade no interior do país, reconhecida em diversas áreas, rendem orgulho ao pró-reitor da Universidade Federal de Santa Maria. O professor e escritor Orlando Fonseca nasceu em Santa Maria, e só saiu daqui em curto período, na época em que fez o seu doutorado em Porto Alegre.

“Se não achasse Santa Maria um lugar bom pra se viver, seria masoquismo ter passado 99 por cento da minha vida aqui. Certo que é uma cidade que tem problemas como qualquer cidade de porte médio, mas é um lugar com muitos recursos para uma vida confortável”, explica o professor. Para Fonseca, a tranqüilidade de viver em um lugar seguro e as ótimas opções de lazer cultural são as características que mais aprecia  na cidade.

Como atua na área da educação, Orlando Fonseca considera as alternativas profissionais oferecidas pela cidade excelentes. Além disso, acrescenta o carinho por Santa Maria pessoalmente. “Meus laços afetivos mais importantes estão aqui, minha trajetória cultural tem base forte aqui. Meu crescimento pessoal se deu por conta das condições que encontro aqui”, explana. E ainda, ao finalizar, enfatiza: “Tenho uma dedicação fiel à minha cidade, projetos pessoais que só fazem sentido porque pretendo que minha cidade seja reconhecida. Gosto de fazer as coisas por ela, e não gosto de vê-la maltratada de qualquer forma”.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo