CABE RECURSO. Repórter investigativo, jornal e TV gaúchos condenados, por noticiarem “fatos inverídicos”
Essa, com absoluta certeza, é uma notícia que você não terá nos maiores jornal, rádio e televisão do Rio Grande do Sul. Nem, até por uma solidariedade (que sempre vem, nessa hora), nos veículos rivais. E, atenção, este sítio não está emitindo juízo de valor. Trata-se de decisão judicial que, por sinal, ainda não é definitiva. Mas já existe.
Os atingidos são o mais conhecido repórter investigativo do Estado, e seus empregadores. Quem publicou, com exclusividade, foi o ótimo sítio Espaço Vital, especializado em questões jurídicas. Acompanhe, a seguir:
“Condenação de repórter, jornal e emissora de tevê por noticiarem “fatos inverídicos”
O repórter Giovani Grizotti – que tem prestado valiosos serviços à cidadania denunciando fraudes e negócios ilícitos – foi condenado a pagar R$ 15 mil de indenização ao Conselho Cultural e Artistico Pedras Brancas (de Guaíba-RS) e a seu dirigente Walter Luis Lopes. A condenação solidariamente alcança a RBS Tv Porto Alegre e Zero Hora Editora Jornalística. As matérias questionadas envolvem informações inexatas sobre uma rádio comunitária.
A sentença foi proferida na última quarta-feira (4) pelo juiz Giovanni Conti, da 15ª Vara Cível de Porto Alegre. Cabem – pelas partes – recursos de apelação ao TJRS.
Em 7 de janeiro de 2007, os réus publicaram na mídia impressa e televisiva reportagem informando que o empreendimento Rádio Jovem Comunitária de Guaíba era uma “rádio pirata”.
Segundo a petição inicial, foi mencionado nas publicações que “as atividades de trabalho de Walter Luis Lopes teriam ligações com atividades criminosas”.
Segundo os demandantes, “o segundo autor detinha pedido de licenciamento junto à Anatel desde o ano de 2001, sendo que, na época da reportagem, a rádio sequer estava funcionando”. Eles reforçaram que…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.