AssembleiaEconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Encontro na Assembleia fortalece o setor, diz Valdeci Oliveira

Valdeci: importância do debate para fortalecer os ideais da economia solidária

Na tarde desta segunda, dentro do programa “Destinos e Ações para o Rio Grande”, da Assembleia Legislativa, o tema foi a economia solidária. Santa Maria é, nesse aspecto, uma referência – o que ajuda a explicar o fato de o deputado petista Valdeci Oliveira ter sido o autor da proposta de discussão.

Aliás, é da assessoria do parlamentar que chegam os detalhes do encontro, no qual se destacou a reivindicação por mais apoio ao setor. Acompanhe o texto de Rita Barchet, com foto de Sarah Souza. A seguir:

Santa Maria é destaque na audiência pública sobre Economia Solidária

A Economia Solidária foi tema da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda (30), em Porto Alegre. Proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o encontro fez parte do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, realizado pelo Parlamento em parceria com a Câmara dos Deputados. Uma delegação formada por mais de 20 representantes de grupos de economia solidária de Santa Maria esteve presente na audiência que tratou do fortalecimento de uma política direcionada para a Economia Solidária no país e do Projeto de Lei 865, que prevê a criação da Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa dentro da estrutura do Governo Federal.

O debate realizado no Parlamento Gaúcho reuniu entidades estaduais do setor e representantes do governo do Estado e da Câmara de Deputados. A preocupação  do setor de Economia Solidária é que o PL 865 unifica o setor à área do empreendedorismo, o que não contemplaria os princípios do cooperativismo.“ Não somos contra ao empreendedorismo, só queremos uma política específica para a economia solidária, já que são segmentos totalmente diferentes”, afirmou Irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto Esperança/Coosperança de Santa Maria.

O deputado Valdeci Oliveira destacou a importância do encontro para fortalecer os ideais da Economia Solidária. “ Esta reivindicação é justa pelo o que este setor significa em termos de alternativa para o desenvolvimento econômico e social. São duas áreas extremamente importantes, mas que merecem políticas diferenciadas”, afirma. Valdeci ainda ressaltou que o Governo gaúcho já trabalha neste tema. “ No Estado tivemos a vitória da criação da Secretaria de Economia de Solidária e entendemos que no âmbito nacional é necessário aprofundar este debate. Pela magnitude e pela pluralidade deste setor é preciso que se construa um espaço específico para ele”, afirmou o petista.

O secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki (PTB), afirmou que trabalhar para o crescimento da Economia Solidária é um compromisso do governo Tarso. “A plataforma do nosso governo não é somente econômica , mas de vida de cada gaúcho e gaúcha. Vamos elaborar a construção, com base nestes debates, de um panorama sustentável para a Economia Solidária”, concluiu Dziedricki.
Santa Maria foi representada pela Caritas Diocesana, Arquidiocese municipal, Projeto Esperança/Cooesperança, Comissão da Pastoral da Terra, Sindicato de Agricultura Familiar. Também estiveram presentes na audiência pública o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde e o deputado federal, Pepe Vargas, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa.” .

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo