ANÁLISE. Nem Marion Mortari imaginava tamanho auê. E proposta de emancipação já não soa tão estapafúrdia

ANÁLISE. Nem Marion Mortari imaginava tamanho auê. E proposta de emancipação já não soa tão estapafúrdia - chicao-e-marion-mortari.

Chicão e Marion: e a notícia, a partir deste sítio, se espalhou pela internet e hoje na mídia tradicional

No momento em que esta nota é publicada, já passa de 30 o número de comentários de leitores à nota “COMO? Então, Marion Mortari quer emancipar Pains, Passo do Verde e Santa Flora?”,  publicada AQUI  pontualmente às 2 e 45 da tarde de ontem e que, depois, tornou-se hit no Twitter e virou manchete num jornal e destaque noutro, nesta quarta-feira.

O interessante é que, lendo as observações dos leitores, depois de um início que beirou o deboche, a proposta do vereador eleito pelo PP e que já foi subprefeito de Pains, começou a receber manifestações favoráveis. Algumas até entusiasmadas.

Mais: ouvindo a programação radiofônica da manhã, ainda que, para variar, com pouca informação objetiva, a ideia de Mortari não pareceu assim tão estapafúrdia. E até se especulou, veja só, onde seria a sede do “futuro” município.

Então, gente, talvez seja o caso de prestar atenção. Mais que o próprio Mortari. Sim, ele acabou surpreendido pela repercussão (isso ficou evidente ao ouvi-lo, “nas entrelinhas”.). O que era tratado na surdina, se expandiu graças, primeiro, à nota oriunda da assessoria de imprensa do deputado Chicão Gorski (PP) – e não, curiosamente, dos parlamentares santa-marienses, que, segundo o vereador, também sabiam do que estava ocorrendo.

Marion Mortari, é a impressão, queria amadurecer mais a ideia. Mas já que ela veio a público, e o bicho não parece ser tão feio quanto parece, é melhor começar a prestar a devida atenção. Vai que a coisa se agranda, não?

SIGA O SITÍO NO TWITTER



44 comentários

  1. Ildo callegari

    Parabéns Claudemir! A proposta não absurda, Marion já vinha tratando disso há muito tempo desde o tempo em que era Sub de Pains, procurou lideranças locais mas pediu cautela pois sabia que geraria muita polêmica.
    No caso de Camobi uma coissão agiu de forma precipitada no Governo Beher e isso provocou uma reação do executivo que tornando Camobi Bairro inviabilizou na época a emancipação.
    Santa Maria tornou-se uma cidade muito grande com imensas demandas urbanas, isso acaba colocando os distritos em segundo plano e muitas vezes no mais completo esquecimento.
    Esses 3 distritos tem condição de manterem como município da mesma forma que São Martinho da Serra ,Dilermando e Silveira Martins conseguem inclusive com melhor arrecadção.

  2. Garibaldi

    Eu acho bem bom: menos estradas (onde circulam meia dúzia de moradores) pra Santa Maria ter que conservar, menos área territorial pra dar atenção e menos votos pro PP e pro resto da direita nas eleições municipais! Perfeito! Onde assino o meu apoio?

  3. Fritz Nunes

    Penso que a ideia de emancipação precisa ser muito bem estudada. Emancipar é a solução para os problemas, para as dificuldades enfrentadas? O distrito que pleiteia tem arrecadação para se sustentar? Ou serão mais vereadores (mais gastos devido a mais estruturas), mais prefeitos “emancipados” a pedir penico aos governos estadual e federal?

  4. arl

    como não é absurda ? o centro do estado fica no passo das tropas.isso fere a continuidade histórico cultural de santa maria que deixaria de ser o coração do rio grande.Palhaçada.

    o mortari quer criar um curral eleitoral.

  5. Ramiro Dutra

    Quero me locar a disposição do Vereador Mortari para andar em todas regiões de Santa Flora, por ser de origem rural e conhecer estas localidades, parabens Vereador que Deus lhe proteja dos Urubus de plantão.

  6. jorge

    Não temos depiutados sérios em santa maria ou vereadores para se posicionar contra esse absurdo?

    pains fica a 25 minutos do centro de santa maria e é atendido por onibus urbano.Os comentarios favoraveis são de futuros ccs ou do pessoal que tem medo de um futuro segundo turno em santa maria.

    Aquestão é essa criar um curral eleitora e cabide de empregos e evitar o segundo turno em santa maria.não seria isso claudemir?

  7. silva

    Ramiro Dutra :Quero me locar a disposição do Vereador Mortari para andar em todas regiões de Santa Flora, por ser de origem rural e conhecer estas localidades, parabens Vereador que Deus lhe proteja dos Urubus de plantão.

    Ah assessor do vereador tu por aqui já te prometeu um cargo sde secretário no noivo governo…? claro tinha que ser os oparasitas favoraveis.

  8. Denise Cavichioli

    Só é esquecido um distrito qdo seus governantes não cumprem o que prometeram nas eleições. Marion prometeu muita coisa e até agora nada.

  9. Jaci Borreau

    Para mim a idéia é estapafúrdia e absurda.
    este vereador parece ser bem egoista e cospe no grande prato que o alimente.
    Usa o dinheiro de seu salário, onde deveria representar a TODOS para interesses de poucos.
    Fica claro ELEITORES das regioes que ele nao defende, em quem nao votar. Gente dos demias distritos. ANotem este nome, MORTARI, ele só pensa em Pains, Verde e Santa Flora, os demais nao lhe interessa.

    Esta é uma ótica que os defensores da emancipaçao devem saber. Se nao me quer junto dos demais, por que quer meu voto?

  10. De Carterinha

    parabenizo o vereador pela coragem em colocar a kra a tapa,
    acho que eles serião um bom município, arrecadação só santa flora da conta de tudo.
    temos quer ter discuções boas como essa e não só ficar la votando nome de rua e nome de praça

  11. Baxinho da Borracharia

    @jorge
    Engraçado uns acusam os outros pelos mesmas coisas que os movem.Hehehehe
    Os que são contra acusam os outros de quererem curral elitoral, na verdade é eles que não querem perder o curral eleitoral nem os CCzinhos que o Schirmer lhe deu.Hehehehe
    O MOrtari está certo!

  12. analista

    @jorge
    Que bobagem esse argumento da distancia entre Pains e Santa Maria,São Paulo,Porto Alegre,Caxias eo outra grandes cidades tem seus limites com outras à menos distancia que isso.

  13. naiana

    meu caro tu mesmo diz que o centro@arl
    da cidade é o passo das tropas,então te convido a vir aqui pra ver com teus olhos oque é descaso e esquecimento o vereador não dá conta sozinho,não tem nada a prefeitura não dá condições de trabalho,já ouve até desavensas entre sec. de obras e vereador o coitado passa lá reinvidicando melhorias e nada acontece,te convido a vir aqui em finais de semana ver o ver. em cima do trator de pá na mão de calças arremangadas atolado no barro!temos muito orgulho deste vereador.

  14. luis

    Marion
    Precisamos do teu trator com a lamina,você prometeu que as estradas seriam bem conservadas cadê o teu governo,fala com o teu bruxo o Farret pede ajuda.Nós do passo das tropas estamos sem representante para vereador vou apoiar o CEZÁRIO.

  15. arl

    @naiana
    moça para e pensa ele ajudou a elejer o shirmer e o farret…agora que o governo tá uma ruìna ele quer garantir sua boquinha e emancipar essa localidade…ou seja se tornar rei e o mais reico agropecuarista da regi~çao aaté ser cassado como o prefeito mostrado hoje no jornal nacional…

    deixem de ser manipulados vcs do passo das tropas ,passo da capivara ,pau a pique pagam 2,20 a passagem se onibus urbano….

    depois minha filha vai ser intermunicipal no mínimo 5 reais.

    problema todos os bairros tem.
    dai vai pedir carona para o teu reizinho mortari pois o que ele quer é isso criar um curral eleitoral para se garantir no poder.

  16. joprge

    Jaci Borreau :Para mim a idéia é estapafúrdia e absurda.este vereador parece ser bem egoista e cospe no grande prato que o alimente.Usa o dinheiro de seu salário, onde deveria representar a TODOS para interesses de poucos.Fica claro ELEITORES das regioes que ele nao defende, em quem nao votar. Gente dos demias distritos. ANotem este nome, MORTARI, ele só pensa em Pains, Verde e Santa Flora, os demais nao lhe interessa.
    Esta é uma ótica que os defensores da emancipaçao devem saber. Se nao me quer junto dos demais, por que quer meu voto?

    é apoiou o caotico governo shirmer e farret e agora quer pular fora e criar uma nova fábrica de cargos…daqui apouco o farret perde a mamata e vai ser sevretário da saude do mortari em pains…

    como se todos os bairros não tivessem problemas.

  17. joprge

    @analista
    caxias do sul e porto alegre em mais de 40 anos nunca perderam distrito nenhum …as pessoas são unidas.agu aparece esse tipo de vereadorzinho como o mortari que s´o pensa em proveito pessol…

    e não tem cabimento emancipar uma localidade a 25 minutos do centro de santa maria a não ser de criar cargos para sí mesmo mortari e seus puxa sacos…vide que seu prefeito shirmer est[á com os dias contados na prefeitura.

  18. Esterminador do Passado

    @luis
    Tu não é do Passo senão não estaria dizendo isso!
    Tu é desse governo Schirmer que traiu o Marion, se não há estradas boas é por incompetencia do prefeito, no tempo do PT o Marion foi subprefeito e conseguia fazer a conservação de estradas, na verdade voces são contra a emancipação porque sempre se favoreceram do fato do mio rural votar no PP.

  19. Baxinho da Borracharia

    @joprge
    Me parece que quem está com medo de perder o curral elitoral são voces.Hehehehe
    Porque estão tão brabinhos?????????Hehehehe
    É só o Maneco se candidatar a vereador lá!
    Hehehehehehehehehehe

  20. Adão Ripa

    @arl
    Sei!Os Saccol vão querer entrega a boquinha, basta botar um circular que vá até a divisa com tarifa bem baixa e toma outro onibus com tarifa normal.
    Teus argumentos são furados meu amigo , é o povo daqui que quer a emancipação e sabem muito bem porque.

  21. Vitor

    Parabéns ao vereador Mortari pela coragem,já faz tempo que é destratado por este (des)governo.Não consegue nada para seu “ distrito ” desde que votou contra a CIP.É isso aí,estamos com voce vereador,tem a mesma cara antes e depois da eleição.

  22. Adão Ripa

    @joprge
    Porto Alegre não tem mais o que perder , em Caxias existe movimento de emancipação em 3 localidades,vai te informar melhor meu amigo, não canse a gente com bobagens.

  23. Jaci Borreau

    Eleitores! Lembrem deste nome: MORTARI
    Especialmente do centro e distritos nao emancipáveis.
    Este vereador defende os interesses de somente tres distritos, tanto que os quer separados, para “melhor” atender.
    Quem nao me quer,quem quer se separar de mim, nao merece meu voto. Esta é uma ótica que devemos ter em mente.
    A partir de hoje vou ver como este vereador se porta em relação aos demais distritos e sede…pois parece ter seus mimosos…lamentável.

  24. joprge

    @Adão Ripa
    caxias do sul mais de 40 anos sem emancipação….porto alegre tem mais de 400 km quadrados. quem é mal informado é vc e mal intencionado que tá de olho em cargo …

  25. joprge

    @Baxinho da Borracharia
    meu amigo tu já tem cargo lá …só assim para ser favoravel…alías é so isso que o vereador quer…

    PASSO DO VERDE e SANTA FLORA serão distrito de PAINS>>>?rá

    piada que não vai se concretizar …

    ANA rech de caxias do sul não se concretizou .,,
    lomba grande de novo hamburgo também não.

    è so oprefeito e os vereadores sérios agir e se acaba com essa futura fábrica de cargos…

  26. joprge

    Prof. Santa :@joprge O Marion não precisa de outro município para se eleger.

    Não ?o marion mortari
    depois de ajudar a eleger este desgoverno shirmer

    vem chorar as pitangas e o desgoverno dele ele é PP …partido do vice do shirmer…partido que lhe deu cargo de confiança de cerca de uns 10 anos…

    o povo tem que acordar ele só pensa nele mesmo…a mais de 15 anos ganha do nosso bolso para fazer de conta que trabalha…problema todos 0os bairros e distritos tem…

    mas tem quem só pensa em sói como o MOrtari que só quer continuar no poder mas ve que o PMDB e o PP já era em santa maria…

  27. maria rosa teixeira

    E a verdade é dita por Jaci Boreau.Afinal se o governo Schirmer,que Mortari ajudou a eleger, o desagrada tanto,ele não salta fora, e vai pra outro partido? A verdade é que ele vai concorrer novamente por esse governo em 2012 e agora quer garantir seus votos nestas regiões.Se como vereador ele não consegue melhorar as estradas da região,usando os recursos da Prefeitura de Santa Maria,que é do seu governo,imagina como um município,que dependeria do governo do estado pra isso.A realidade é que Mortari tá conseguindo garantir seus votos pra 2012,emprego para seus CC´s e seu salário de todo mês,que alias não é pouco.Pena é do povo que não vê isso e ainda acredita nas ilusões deste que lhes prometeu mundos e fundos e agora que sabe como funciona a politica e gostou da coisa.Essa é a verdade,Mortari vereador em 2012 e as coisas do mesmo jeito nos distritos!!

  28. joprge

    maria rosa teixeira :E a verdade é dita por Jaci Boreau.Afinal se o governo Schirmer,que Mortari ajudou a eleger, o desagrada tanto,ele não salta fora, e vai pra outro partido? A verdade é que ele vai concorrer novamente por esse governo em 2012 e agora quer garantir seus votos nestas regiões.Se como vereador ele não consegue melhorar as estradas da região,usando os recursos da Prefeitura de Santa Maria,que é do seu governo,imagina como um município,que dependeria do governo do estado pra isso.A realidade é que Mortari tá conseguindo garantir seus votos pra 2012,emprego para seus CC´s e seu salário de todo mês,que alias não é pouco.Pena é do povo que não vê isso e ainda acredita nas ilusões deste que lhes prometeu mundos e fundos e agora que sabe como funciona a politica e gostou da coisa.Essa é a verdade,Mortari vereador em 2012 e as coisas do mesmo jeito nos distritos!!

    pois é isso a questão mas a imprensa de santa maria parece que não vê …
    o que MORTARI quer é acabar com nosso segundo turno e enfraquecer ainda mais santa maria.se os moradores do passo do verde e santa flora pensarem vao ver que continuaram distrito de PAINS>>>ora vamos pensar

    Lembrando que Ana rech não se emancipou de caxias por atitude da prefeitura e vereadores e da população de caxias do sul.

    temos que agir contra isso…fora essa fábrica de cargos que oi mortari quer ele tá no poder a anos .

    quem pensa favoravel é ingenuo ou está de olho em futuros cargos.

  29. Mario Bicca

    Gostaria de Responder a senhora Maria Rosa Teixeia, dizer para ela se ainda não sabe que as atribuições de um Vereador não é de arrumar estradas,e sim legislar, fiscalizar o Executivo e representar o eleitorado em suas revindicações junto ao executivo. Se o Vereador Marion Mortari tenta amenizar os grandes problemas que existe nas estradas do Distrito onde nasceu e mora até hoje é porque quem deria fazer isso é a Prefeitura ou seja o Secretaria de Obras que tem uma secretaria com funcionarios e maquinas com Orçamento destinado para melhorias e conservação de Estradas Pontes e Bueiros, que se Chama Tubias Calil, acho que pude exemplificar de quem é o dever de conservar e arrumar as Estradas. Obrigado por ler o meu depoimento. @joprge

  30. jorge

    Mario Bicca

    Mas Marion mortari ajudou a eleger esse governo shirmer..seu partido é o mesmo do vive,
    MORTARI FAZ PARTE da administração…e se tá taõ ruim é com apoio ddo mortari que o shirmer chegou na prefeitura .

  31. Jaci Borreau

    @Mario Bicca
    todos sabemos o que um vereador faz.
    Mortari é do que se chama situação, é parceiro deste governo. Governo que DEVERIA atender BEM todos distritos e com isto nao ter pessoas descontentes. Descontentes a ponto de quererem sair do municipio.
    É com surpresa que o “mentor”, provocador ou apoiador desta idéia seja alguem do governo. Com isto ele, o vereador, desqualifica o governo do qual faz parte.
    Esta é minha humilde percepç4ao. Sem entrar no mérito se isto é eleitoreiro (e é).

    Obrigado por ler meu modesto texto.

  32. naiana

    luis :
    Marion
    Precisamos do teu trator com a lamina,você prometeu que as estradas seriam bem conservadas cadê o teu governo,fala com o teu bruxo o Farret pede ajuda.Nós do passo das tropas estamos sem representante para vereador vou apoiar o CEZÁRIO.

    então,quem sabe apoiando o cezário tu consiga algo,derrepente diminuir os impostos que inclusive eu pago aqui na antão abreantes invensão deste velho sem serventia pagar imposto pra pref. sem recebermos nada em troca,acho bom começar agora a campanha!

  33. joão carlos Machado

    joão carlos Machado :

    luis :
    Marion
    Precisamos do teu trator com a lamina,você prometeu que as estradas seriam bem conservadas cadê o teu governo,fala com o teu bruxo o Farret pede ajuda.Nós do passo das tropas estamos sem representante para vereador vou apoiar o CEZÁRIO.

    então,quem sabe apoiando o cezário tu consiga algo,derrepente diminuir os impostos que inclusive eu pago aqui na antão abreantes invensão deste velho sem serventia pagar imposto pra pref. sem recebermos nada em troca,acho bom começar agora a campanha!

    falou tudo do trator do vereador ele faz poq quer tem pena do povo que ta esquecido pela pref.e ta mostrando que não se consegue nada com pasta em baixo do braço o sabe tudo tu sabe por acaso o que um vereador faz é legislação e não execução entendeu,ele abre valetas arruma estradas com o trator dele por que quer corta grama inclusive daquela assossiação que antão abrantes tem e que cobraram 150 reias pra fazer um evento pra comprarem uma cadeira de rodas pra uma criança pergunta quanto o trator do ver cobrou pra cortar a grama

  34. jorge

    @joão carlos Machado
    A o Pobre MOrtari vai virar santo …esquece que pra fazer isso ele ganha 6 mil por mês…então aparecer um pouco pra ele não faz mal…Afinal a mais de 10 anos ele se utiliza destes pobres coitados para ter seu carguinho de CC na prefeitura e agora de vereador.

    ele gasta 2,60 de combustivel e ganah 6 mil ….oH ele é tão bonzinho.

  35. silva

    Jaci Borreau :@Mario Biccatodos sabemos o que um vereador faz.Mortari é do que se chama situação, é parceiro deste governo. Governo que DEVERIA atender BEM todos distritos e com isto nao ter pessoas descontentes. Descontentes a ponto de quererem sair do municipio.É com surpresa que o “mentor”, provocador ou apoiador desta idéia seja alguem do governo. Com isto ele, o vereador, desqualifica o governo do qual faz parte.Esta é minha humilde percepç4ao. Sem entrar no mérito se isto é eleitoreiro (e é).
    Obrigado por ler meu modesto texto.

    Ah de repente quem sabe esse pessoal ve quem é o mortari de verdade…só tá preocupado em aparecer e conseguir mais uns anos de mamata e carguinhos para os amigos…

  36. Andréa

    @Denise Cavichioli só me diz uma coisa como que ele vai cumprir com o prometido se a prefeitura não lhe da condições vamos ter que providenciar uma vara mágica pro mortari ou tu acha que se ele soubesse dos problemas que enfrentaria ele iria fazer promessas claro que não quem conhece ele sabe bem do que estou falando,ele é uma pessoa séria e honesta e isto parece que causa inveja de pessoas como vc!

  37. Andréa

    Não acho justo,um distrito como Pains rico como é, a prefeitura sabe bem disso os impostos saem daqui e caem direto nos cofres da prefeitura,não temos retorno algum quando nossos produtores fazem a colheita não tem como sair do interior,as estradas são precárias,até mesmo os ônibus que fazem a linha do interior tem muita dificuldade,nós moradores sabemos disso,sofremos na pele,ou a prefeitura investe no nosso distrito ou faremos um plebisito e ficará comprovado que queremos emancipar,nossos produtores rurais darem leite aos porcos por que ficam ilhados será que isso é justo?a colheita apodrecer nos galpões por não termos estradas,ou trocamos figurinhas ou mudamos já!Mortari sabe das dificuldades do nosso distrito,vamos em frente e conte conosco foi pra isso que elegemos você!

  38. Andréa

    @arl
    Então meu amigo,como tu mesmo diz Passo das Tropas centro de Santa Maria é uma vergonha,é um descaso desta pref.venha até aqui te convido a ver de perto quem arruma as estradas de pá na mão finais de semana,e não fala bobagem meu caro,que a pref.poderia fazer era destinar pra nós um pouquinho da arrecadação que faz aqui tu já parou pra pensar quantas industrias temos aqui?sabe quem constroi os abrigos de ônibus?O vereador,sabe quem arruma estradas?o vereador sabe quem abre valetas e constrói as pontes? o vereador com seus assessores,não que eles não possam fazer isso mas só me responda uma coisa tu já viu algum vereador fazer isso?para nós do distrito isso é muito frequente e temos orgulho do nosso vereador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *