EducaçãoTrabalhoUFSM

COMEÇA NESTA TERÇA. Servidores da UFSM aderem a greve nacional da categoria

Os setores mais afetados, a manter-se a tendência verificada em outros movimentos do tipo, serão o Hospital Universitário e os Restaurantes. De todo modo, assembleia nesta segunda definiu a adesão dos servidores técnico-administrativos da UFSM ao movimento nacional da categoria.

Para saber mais detalhes, confira material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, com informações da associação de servidores e da Federação Nacional das Associações de Servidores. O texto é de Fritz R. Nunes. A seguir:

 “Servidor da UFSM entra em greve nesta terça

Os servidores técnico-administrativos da UFSM aprovaram na tarde desta segunda, 6, a deflagração de greve a partir desta terça. Conforme Loiva Chansis, da coordenação geral do sindicato (ASSUFSM), 150 pessoas estiveram na plenária, no Auditório Gulerpe, campus da universidade. Ainda segundo ela, a reitoria já foi avisada sobre a decisão, tomada por ampla maioria, e solicitou que seja concedido um prazo para que a instituição possa readequar o funcionamento do Restaurante Universitário. Segundo a líder sindical, o RU permanece funcionando até sexta-feira, mas a partir da semana que vem, os funcionários aderem totalmente ao movimento.

O Comando de Greve dos servidores será oficialmente instalado nesta terça, a partir das 9h, em frente ao Hospital Universitário. Loiva destaca que a ideia é que o comando da paralisação fique instalado em uma barraca em frente ao HUSM. Além da diretoria do sindicato, outros 15 servidores já colocaram o nome como disponíveis para participar do Comando. A ASSUFSM vai levar ao comando grevista a proposta de eventos que já vinha sendo estruturada pela entidade, como a retomada do debate da Estatuinte Universitária.

As reivindicações dos técnico-administrativos incluem pontos da pauta geral dos servidores públicos federais, como a determinação da data-base em 1º de maio, a retirada de projetos em tramitação no Congresso que congelam salários e também causam outros tipos de prejuízo ao funcionalismo. Agrega-se a essa pauta ampla, a reposição salarial e a defesa dos Hospitais Universitários. Os servidores das universidades também possuem pontos específicos de pauta, como por exemplo, a negociação de melhorias na carreira.

Otimismo

Rolando Malvásio Junior, da coordenação-geral da Fasubra, avaliou de forma positiva o primeiro dia de greve dos técnicos. Segundo ele, em 13 universidades houve a deflagração de greve já nesta segunda-feira. São elas: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Ouro Preto , Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de São Carlos e UFSM.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo