EconomiaNegócios

QUALIDADE. Santa Maria terá cinco organizações premiadas pelo PGQP. Saiba quais

São cinco as organizações de Santa Maria que, no início de julho, receberão premiação do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). É o já tradicional Prêmio Qualidade RS, em sua 16ª edição.

Da boca do monte, o Sesi será distinguido com uma Medalha. O troféu Bronze será entregue a três instituições santa-marienses: CVI Refrigerantes, SESC e Super Tratores. E o troféu Prata será destinado ao Senac.

Para saber mais sobre o que é o PGQP, inclusive uma entrevista com Alexandre Lima, que assumiu a presidência do comitê regional, acompanhe material originalmente publicado no Informativo Semanal da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). A seguir:

PGQP divulga as vencedoras da 16ª edição do Prêmio Qualidade RS, com premiação recorde

Recorde na história do Prêmio Qualidade RS, serão 147 organizações premiadas nesta 16ª edição do reconhecimento promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Referência internacional por sua capacidade de mobilização e disseminação das práticas de gestão, a cerimônia de premiação do tradicional Oscar da Qualidade tem entrada franca e será realizada no dia 5 de julho, a partir das 19h, no Centro de Exposições da FIERGS, em Porto Alegre.

Nesta edição, foram 207 participantes, de pequeno, médio e grande porte, dos diversos segmentos da economia gaúcha, nas categorias Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

As empresas vencedoras do Troféu Diamante são: AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, Randon S/A Implementos e Participações (Divisão Implementos) e Suspensys Sistemas Automotivos Ltda. Conquista o Troféu Ouro a Bebidas Fruki S/A. Receberão Troféu Prata 30 organizações, Troféu Bronze 47 e Medalha de Bronze 66. São premiadas, pela primeira vez no Prêmio Qualidade RS, 74 organizações. 

Participaram do processo de avaliação 997 examinadores e 32 juízes e relatores, em um processo de candidatura, avaliação e julgamento rigoroso, que dura cerca de um ano.

O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, as interessadas precisam ter adesão ao PGQP e é recomendado participar das três etapas do Sistema de Avaliação: treinamento, auto-avaliação e avaliação externa, além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e julgamento de uma comissão de juizes.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê Regional de Santa Maria

Alexandre Lima é presidente do comitê regional do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), diretor da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM) e empresário. À frente do comitê há dois meses, Alexandre faz um balanço sobre a importância do trabalho desenvolvido, tanto para ele quanto para as empresas participantes.

Por que assumir a presidência do PGQP em Santa Maria?

Aceitei por que sei que as empresas da cidade precisam criar sustentabilidade. Não possuem ferramentas, treino ou capacitação de seus funcionários e proprietários. A realidade de Santa Maria não é diferente da do resto do País. E o trabalho do Sebrae ajuda a deixar as empresas mais tempo no mercado.

Quais os métodos de trabalho utilizados pelo Programa?

Existem maneiras para que as empresas cresçam, a capacitação e treinamento são algumas delas. Precisamos que as micro e pequenas empresas apliquem essas ferramentas. Empresas como Casas Eny e Planalto fazem parte do programa e aplicam essas ferramentas.

Que ferramentas são essas?

Cursos de capacitação, treinamentos, gestão, aumento da produtividade. Cursos que trabalhados com oficinas gerem retorno para a empresa. Mas é importante dar seqüência ao trabalho, não deixar de participar.

Como aderir o PGQP?

É simples, basta entrar no portal da Qualidade, a partir daí será informado sobre todas as atividades. Através dos cursos, o empresário terá várias ferramentas para aplicar em suas organizações. O PGQP prepara pessoas para aplicar as ferramentas e ainda proporciona o reconhecimento, premiando as melhores empresas no Prêmio Qualidade RS, que acontece durante o Congresso Internacional da Gestão, em Porto Alegre.

Neste ano cinco empresas santa-marienses foram premiadas no Qualidade RS. Qual a sua avaliação em relação às premiações?

É positiva. Das cinco empresas vencedoras, 2 são privadas. Nosso trabalho é ter a capacidade de fazer com que o cliente compre a qualidade para o seu empreendimento. As pequenas e micro empresas precisam se capacitar para se manter no mercado.

O Comitê Regional de Santa Maria estará presente no evento, e organiza uma missão que inclui hospedagem e transporte. Sairão daqui em média 150 pessoas.

Para saber mais sobre o PGQP e sobre o Congresso Internacional da Gestão acesse o portal da Qualidade www.mbc.org.br/mbc/pgqp/, ou ligue para 3222.7600 tire suas dúvidas.”

PARA CONHECER A LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo