EconomiaNegócios

INAPETÊNCIA. Cacism produz dura nota contra decisão dos súpers, que querem manter-se fechados aos domingos

O título é auto-explicativo. Quanto a este editor, só resta dizer que concorda integralmente com o conteúdo. A nota é da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a maior entidade empresarial da boca do monte, e é assinada por seu presidente, Paulo Ceccim. Acompanhe:

“Inapetência!

É um dos nossos grandes males, enquanto cidadãos, e entes políticos que deveríamos ser. Não nos posicionarmos. Não participarmos. Não reivindicamos. Enfim, não ter posição parece ser um dos nossos maiores problemas na atualidade. 

A questão da abertura dos mercados aos domingos, em uma cidade com mais de 300 mil habitantes, não é tratada como deveria. Santa Maria deveria ser percebida, pelos que tomam as decisões, como é vista por mais de 40 municípios da região. Essa parcela significativa de consumidores a vêem da mesma maneira como santa-marienses olham Porto Alegre, como referência de consumo e lazer nos finais de semana sendo capital do estado, pois, Santa Maria, é sim a capital para uma parcela significativa de gaúchos.

Mas Santa Maria – que tem como bandeiras conquistar mais espaços em áreas como a medicina, turismo, eventos, comercial, serviços e  industrialsimplesmente, perde. A cidade abre mão de conquistas já consolidadas, simplesmente pelo capricho de poucos.

Referimo-nos a não-abertura dos supermercados aos domingos, o que nos foi tirado há mais de dois anos.

O posicionamento, em determinados assuntos, deve ser um instrumento presente em todos nós! A falta dele, ou a omissão, é a pior das posições. É o mal uso de uma ferramenta democrática, por parte de todos nós e, também, das autoridades que trabalham por uma cidade cada vez mais forte e pujante.

Que este mau exemplo não perdure, pois, com isso, esqueceremos o nosso dever.

Ter posição e voz em tudo aquilo que acreditamos é, sim, uma premissa fundamental.

A CACISM – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria – através deste, manifesta mais uma vez sua total contrariedade quanto à não-abertura dos mercados aos domingos pelo capricho de poucos em detrimento de toda uma comunidade. O que entendemos como um verdadeiro atraso e retrocesso, e uma conquista retirada na marra do cidadão. 

Repetimos. Num momento em que novos investimentos nesta ou em outras áreas são anunciados ou estão por serem anunciados, continuamos no ‘tempo das cavernas’   em detrimento ao interesse maior da grande maioria.

Paulo Ceccim

Presidente”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. Muito do caos do trânsito de Santa Maria é causao pelos horarios dos mercados. Pudessemos ir num domingo e quiça algum efeito se teria no fluxo. A pessoa deixar de ir no super quarta a tardinha para ir no domingo pela manhã, é uma coisa a ser pesada.
    Não é a solução, mas ajuda.
    Agora só apoio tudo isto se houver garantias REAIS de boas condições de trabalho, pagamento de horas extra, de folgas garantidas, (inclusive em alguns finais de semana alternados),… se os trabalhadores sofrerem qualquer prejuizo, não vale a pena. Meu conforto não pode vir da exploração de outrem.

  2. Acho que mesmo não podendo interferir, a prefeitura deveria ter uma posição bem clara e posicionado, mostrando sua visão a respeito desta decisão.
    Pois isto é sim um prejuízo a população em primeiro lugar e também econômico.

  3. Caro Claudemir, eu elogiei e muito os empresários locais quando criaram as redes em santa maria servidno de referencia para outras localidades no pais e mostrando capacidade de enfrentar a concorrência.
    agora tenho que criticar por este retrocesso.
    Se em Porto Alegre eu tenho o direito a ir nos super mercedos tendo vários que funcinam até a meia noite todos os dias bem como encontro as lojas , todas elas funcionando, porque uma cidade como a nossa que é sim como foi dito uma capital regional e que tem população com poder de consumo não pode ter esta possibilidade?

  4. Qual a dificuldade de apenas liberar para quem quiser trabalhar aos domingos?
    Es te tipo de reserva de mercado nunca irá vingar apenas gera atraso, perda possibilidade geração de emprego

  5. Ninguém morre ou fica em perigo por não fazer compras aos domingos. Médico salva vidas. Segurança é importante 24 horas. Hotéis tem que trabalhar para seus hóspedes 24 horas por dia. Acho muito “chavão” a afirmação de alguns que eu faço plantão de “12 horas”, mas não diz quanto folga. Pois sei que há um descanso maior entre cada turno de 12 horas. Eu defendo o pagamento de diária para aqueles funcionários que trabalharem aos domingos e que seja por vontade própria. Se há pagamento a mais todos vão se oferecer. Quem disse que há pagamento de horas extras, eu afirmo que a maioria não paga e sim, coloca as horas em um banco de horas para ser pago em folgas, folga essa determinada pela vontade do patrão e não do funcionário. E eu acredito que o consumidor NÃO sai perdendo nada. Se não comprar domingo, vai comprar em outro dia. E os reclamões que não tem mercados para ir aos domingos, não tem ideia para fazer outras atividades com sua família. Planejem seus horários.

  6. Não está vindo o atacadão para a cidade?
    O Wal Mart não está pensando em abrir pelo menos mais ma unidade na cidade?
    A Rede Vivo ( de santa maria ) já não é hhoje uma das maiores do estado?

    A Rede Super não criou uma rede de empresas na cidade e região enfrentando com qualidade a concorrência?
    Por favor!! Precisamos pular etapas. Esta já deveria estar vencida.
    E não venham com esta do direito ao descanso etc…
    É para isto que existem as escalas, as horas extras e principalmente as oportunidades de trabalho.

  7. Olha, faço plantão de 12 hhoras em minha atividade, não tendo domingo ou qualquer outro dia pois fiz uma opção profissional no que não me arrependo.
    Simplesmente não tenho tempo para ir ao mercado.
    Os domingos quando abriam era uma solução maravilhhosa pois fazia minhas compras com tranquilidade e sem atropelos.
    Acho um erro grave o que estão fazendo.

  8. Boa Noite.
    Poxa. Já estamos indo para 3 anos?
    Sinceramente falando por mim só lamento pois ir ao mercado hoje em dia é um grande porblema e absoluto stress, pois a grande maioria só pode ir nos mesmos horários.
    Respeitando quem pense o contrário, nos dias de hoje, quando se exije liberdade em tudo, o mesmo deveria acontecer nesta área.
    Deixe abrir/trabalhar quem quer.
    Eu pelo menos ficarei eternamente agradecida!!

  9. Boa tarde!!!

    Apenas o que se quer é que seja preservado o direito de abrir daquelas empresas que assim desejarem.
    Este tipo de reserva de mercado não irá garatir a sobrevivência dos receiosos.
    Em Santa Maria, redes como a Vivo ( hj uma das maiores do estado ) e que quer abrir aos domingos mas não pode conforme já manifestado na imprensa por seu diretor o sr jayro, a Rede Super que mostrou competência e resposta para emnfrentar a concorrência.

    O consumidor só sai perdendo com este tipo de decisão autoritária, e que desrespeita o consumidor.

    A respeito dos profissionais que trabalham neste setor, por favor as regras trabalhhistas estão ai e o ministerio do trabalho para fiscalizar o resto é muita conversa.

  10. Também quero manifestar meu apoio à nota publicada pela Cacism. A não-abertura dos supermercados aos domingos prejudica a própria população de Santa Maria, que fica extremamente limitada em suas possibilidades de consumo. E digo mais: aqui deveria ter, inclusive, supermercados que funcionassem em regime 24 horas, como é comum em cidades de médio e grande porte.

    Alguns dizem que a abertura desses estabelecimentos em domingos prejudicaria os funcionários, que têm o direito de descansar. Duas questões importantes são esquecidas: a primeira, que os funcionários têm direito a receber bonificações por trabalhar nesses horários; a segunda, que os supermercados contratariam mais funcionários para trabalhar em regime diferenciado nos finais de semana, atendendo a uma demanda de mão-de-obra que deseja trabalhar aos domingos.

    Os argumentos utilizados acima também valeriam para supermercados que funcionassem em regime 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo