Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
InternetMídiaPesquisaSanta Maria

PESQUISA ‘A RAZÃO’ (3). Jornal e internet, os veículos mais confiáveis para santa-marienses. Rádios estão na rabeira

Esta é uma boa notícia. Mas não é uma novidade, modéstia às favas. Já faz algum tempo que a internet se solidifica como veículo confiável para a busca da melhor informação, incluindo-se notícias e publicidade. A pesquisa encomendada por A Razão (que a publica neste final de semana) ao instituto Methodus apenas confirma uma percepção cada vez mais clara.

Os jornais são os mais confiáveis. Mas a diferença é bastante pequena, em relação à internet. Atenção: a pesquisa é em Santa Maria. É da mídia daqui que se trata. E aí se comprova outra coisa, cada vez mais visível: a população não confia nas emissoras de rádio. O que apenas solidifica a impressão claudemiriana de que se faz aqui, lamentavelmente, um radiojornalismo da pior qualidade. Principalmente quando se compara a tempos nem tão longínquos assim. É muita opinião, pouca informação. Mas isso já é um juízo do editor – com o qual ninguém precisa concordar.

No que toca à internet, basta verificar os dados da pesquisa: foi o maior dos saltos de confiabilidade, em relação ao levantamento anterior, feito em dezembro. O meio jornal cresceu de 26,7% para 30,7% (crescimento de 15%). E a internet de 17,3% para 29,7% (60%). 

A seguir, você lê a reportagem publicada n’A Razão. E lá embaixo você tem o “link” para o material impresso, que traz uma série de tabelas bastante elucidativas. Confira:

Jornal é a mídia mais confiável

O jornal é o meio de comunicação mais confiável na opinião de 30,7% dos entrevistados pelo Instituto Methodus. Quando buscam informações para decidir a compra de produtos e serviços em Santa Maria, 32% consultam os jornais. Em grau de confiabilidade, a internet vem em segundo lugar, com 29,7%. A TV é o veículo mais confiável para 23% dos entrevistados. Depois vêm as rádios AM (9,3%), FM (5,7%) e as revistas (0,3%).

Em relação a dezembro, a confiança no meio jornal cresceu. Na pesquisa anterior, 26,7% tinham o jornal como o meio em que mais confiavam. A internet também teve um crescimento no grau de confiança considerável: aumentou de 17,3% para 29,7% entre dezembro do ano passado e junho deste ano, conforme a pesquisa.

Internet – Um total de 59% dos entrevistados acessa a internet regularmente. Desse grupo, 89,8% conecta-se à rede em casa e 21,5% no trabalho. Quando estão conectados, 54,8% dos santa-marienses envia e recebe e-mails. Seguido do email, o uso da internet deve-se, igualmente, à leitura de notícias e ao acesso às redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter. O uso de mensageiros, pesquisas escolares e de trabalho, e busca e compra de produtos são outros motivos de os santa-marienses conectarem-se à rede. O tempo de acesso é inferior a duas horas para 52,9% dos  entrevistados. O mesmo tempo é gasto com a televisão para metade dos santa-marienses.”

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DA REPORTAGEM

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. “É muita opiniao, pouca informacao” resume tudo claudemir. E ainda por cima opiniao desqualificada, na verdade não é opiniao o que as radios nos trazem e sim é achismo

  2. Pena que nossas rádios AM estejam quase na “zona de rebaixamento”. Para mim, radiomaníaco, isso é muito frustrante, embora tenha razões lógicas. Existem bons jornalistas trabalhando nessas rádios(gente boa e jovem), mas são comandados e pautados por velhos caciques da radio-difusão, que fazem de suas opiniões,desprovidas de imparcialidade e muito pouco fundamentadas a linha mestra da identidade da(s) emissora(s).Perde-se horas em debates estéreis, nos quais a rivalidade gre-nal parece ser o que mais interessa e deixam em plano secundário o que seria essencial. Ás vezes, uma boa voz e um curso de radialista credenciam pessoas a empunhar,até irresponsavelmente,um microfone.Lembram da CDN? Pena ter sido implodida. Era um protótipo entusiasmador do que poderia ser o rádio-jornalismo. Falei demais pro meu tamanho.Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo