EconomiaNegócios

QUALIDADE EM SM. Excelência em gestão, tema para debate com vitoriosos no PGQP

Acompanhe, a seguir, material produzido pela assessoria de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a propósito de encontro acontecido ontem, na sede do Serviços Social do Comércio (SESC) em Santa Maria. Chamo a atenção para as informações derradeiras do texto. Se você for um empreendedor preocupado em aderia a processos de qualidade, a dica pode te interessar. O texto é de Natália Apoitia. Acompanhe:

Frutos colhidos pela Excelência em Gestão foram tema de bate-papo

A noite de ontem, 27, foi marcada pela troca de experiências entre os vencedores do Qualidade RS 2011, o “Oscar” da excelência em gestão. O workshop Boas Práticas de Gestão das Organizações de Santa Maria, realizado no Sesc, serviu para explanar sobre a importância de aderir ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade ( PGQP).

Para o presidente do Comitê Regional de Santa Maria, Alexandre Lima, as grandes empresas são fundamentais para o processo de desenvolvimento de uma comunidade, porém, a qualificação das micro e pequenas é uma necessidade também. “O PGQP possui as ferramentas para qualificar as empresas daqui e torná-las exemplo em gestão”, salienta Lima.

O Programa é nada mais que um modelo de gestão a ser seguido e implantado nas empresas, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento do empreendimento. O  16º Prêmio Qualidade RS foi entregue às  vencedoras, no dia cinco de julho, no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre, durante o 12º Congresso Internacional da Gestão.

O consultor em Qualidade da CVI Refrigerantes, Orlando Silveira, falou sobre a repaginação que a empresa sofre após aderir ao Programa, a fábrica está totalmente nova e seu projeto foi replanejado. “  A gestão estruturada trás resultados. Nossas metas estavam previstas para serem batidas em dezembro, mas em outubro já havíamos alcançado os resultados””, afirma o consultor.

Outro aspecto comentado foi a resistência dos empresários em aderir ao PGQP, entretanto as empresas integrantes do programa em Santa Maria comprovaram que a capacitação das pessoas gerou a evolução da empresa.

Para o proprietário da Super Tratores, Paulo Costabeber, a participação da comunidade nos resultados alcançados é importante, pois a sociedade evolui junto. “Que bom se pudéssemos evoluir na competitividade, na produtividade e na criatividade”, destaca o empresário.

Durante a mesa redonda, foram explicitados aspectos como a necessidade de projetar metas e, melhorar a comunicação interna e padronizar as práticas para atingir bons resultados.

No 16º Prêmio Qualidade RS 2011, foram avaliadas mais de 10 mil organizações gaúchas. Em todo o Estado, 147 empresas receberam a distinção. Santa Maria teve premiados o Senac (Troféu Prata), CVI Refrigerantes, Sesc e Super Tratores Máquinas Agrícolas (Troféu Bronze) e SESI (Medalha de Bronze).

O PGQP disponibiliza novo método para os interessados em aderir ao Programa, o Sistema de Avaliação em Gestão Simplificada (SAGS) visa auxiliar de maneira direta na aplicação das ferramentas para ampliar os negócios e oferece consultorias para ajudar na administração das mudanças. A primeira etapa será realizada na sexta-feira, 29, onde consultorias gratuitas serão oferecidas na CACISM.

Reserve seu horário pelo (55) 3222.7600 com Raquel ou pelo e-mail [email protected].”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo