JudiciárioTrabalho

CONDENADO. Supermercado ianque (com lojas em SM) obrigava trabalhador a cantar hino da empresa duas vezes por dia

O Walmart tem, salvo engano, quatro lojas em Santa Maria, nas “bandeiras” Nacional e Big. Será que isso acontece aqui também? Isso, no caso, é a obrigação de cantar o hino do grupo ianque duas vezes por dia. Isso aconteceu em Brasília. Mas, lá, a Justiça deu jeito e cortou o barato. Os detalhes estão em material publicado hoje no Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. Acompanhe:

Supermercado condenado por obrigar trabalhadores a cantar hino motivacional

“O Walmart é dez, o Walmart é mil, é o maior varejista do Brasil”. Pela obrigação imposta aos funcionários de cantar, duas vezes ao dia, o hino motivacional acompanhado de palmas e rebolados, o supermercado foi condenado pela 20ª Vara do Trabalho de Brasília (DF) a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um empregado que se sentia constrangido por participar da atividade.

O juiz Rogério Neiva Pinheiro entendeu que a empresa não comprovou que a participação dos funcionários poderia ser opcional. Para o magistrado,  “a prática viola a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho”. Na audiência, o magistrado chegou a ver no You Tube um vídeo que registrava a prática. Depois disso, o vídeo foi retirado.

Neiva também utilizou conceitos da psicologia organizacional, como o trabalho emocional e a dissonância emocional, para afirmar que o trabalhador foi obrigado a vivenciar e…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Atenção clientes:
    Se vocês querem fazer compras no Nacional da Medianeira, recomendo que utilizem somente veículos “fora de estrada”, porque a quantidade de buracos no estacionamento é algo espantoso…

  2. bah. É incrivel como não consigo ficar sem me estressar ao fazer compras nos “supers” de SM. O Nacional da Astrogildo é um desastre: a maquininha p/ verificar os preços está sempre com problemas; a falta de uma disposição adequada dos produtos faz com que o cliente tenha que fazer voltas p/ desviar o “entupimento” dos corredores, as vezes, ocasionado por apenas 1 pessoa. O Carrefour com seus preços incorretos. O Peruzzo com sua falta de opções … Alô Cia Zaffari!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo