Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
AssembleiaEconomiaEstado

ECONOMIA GAÚCHA. Lançado o 1° Movimento Regional Pró-Carvão na Metade Sul do RS

Recebi, agora há pouco, material da assessoria do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), coordenador da frente parlamentar em defesa do carvão mineral gaúcho (ao lado do também petista Luiz Fernando Schmidt). O tema: o lançamento, em Candiota, do 1° Movimento Regional Pró-Carvão na Metade Sul. O texto é de Rita Barchet. Acompanhe:

União política para apoiar carvão gaúcho

O apoio à melhor exploração do carvão mineral gaúcho ganha cada vez mais alcance e unidade no Rio Grande do Sul. Nesta segunda (8) foi lançado o 1º Movimento Regional Pró – Carvão em Candiota na Metade Sul do Estado. O ato, que contou com a presença do Vice – Governador Beto Grill, de secretários de estado, de deputados e dos trabalhadores do setor carbonífero, marcou a defesa pública do ingresso do carvão gaúchos nos leilões de energia A- 5 do Governo Federal.

Para o deputado Valdeci Oliveira, coordenador da frente parlamentar em defesa do carvão mineral gaúcho, ao lado do deputado Luiz Fernando Schmidt (PT), não há mais espaço para dúvidas na utilização do carvão mineral como fonte de energia no Brasil. “ Não podemos abrir mão deste potencial. Se nós quisermos ver efeitos reais nesta questão temos que juntar todas as nossas forças para colocarmos nosso carvão nos leilões de energia A-5”, disse.

A secretária estadual  de Meio Ambiente, Jussara Cony, ressaltou questão ambiental. “Não podemos ter uma visão tradicional sobre a exploração do carvão. O  meio ambiente não pode ser um entrave na nossa caminhada a favor da ciência e da tecnologia. A legislação brasileira é muito rígida  e nós estamos dentro de todas as normas para entrar nos leilões A – 5”, disse.

Beto Albuquerque, secretário estadual de Infraestrutura, foi pontual em relação as críticas sobre os danos ambientais causados pela exploração do carvão. “Dizer que o carvão é uma atividade suja e poluidora é um atestado de ignorância. Temos uma grande evolução tecnologia e podemos falar dessa pauta sem vergonha alguma. Não estamos aqui exigindo a geração térmica a qualquer preço, cumprimos com a legislação brasileira. Ser contra a exploração do carvão é dialogar com a irrealidade e fere nosso processo de independência energética” afirmou o secretário.

O vice- governador gaúcho, Beto Grill, encerrou as falas declarando que a exploração é uma grande possibilidade de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. “Seguramente os tempos mudaram,  foram criadas as condições adequadas para o uso do carvão para a energia elétrica. E agora que há essas possibilidade ficaremos fora disso? De maneira alguma. O governador Tarso Genro está totalmente comprometido com este debate para que o nosso carvão entre nos leilões nacionais”, contou Beto Grill.

Também estiveram presentes no ato do deputado federal Afonso Hann, o secretário estadual Afonso Motta, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o presidente da Compahia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, vereadores, entidades ligadas ao temas e a comunidade.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo