InternetTecnologia

INTERNET. Assim como a conhecemos, existe há exatos 20 anos. E enfrenta desafios

Pouca gente deu bola, mas a internet, assim como a conhecemos hoje, chega a exatas duas décadas. Se popularizou. Gerou negócios. Este que você está lendo, inclusive. Mas também há grandes desafios a serem vencidos.

Quem tratou disso (é dos raros que lembrou) foi o jornal eletrônico Sul21. Acompanhe, vale a pena, a reportagem de Igor Natusch, originalmente publicada na sexta-feira. A seguir:

Vinte anos depois, Web luta para manter espírito livre original

Nascida para ser veículo da livre circulação de informações entre as pessoas, a World Wide Web (WWW) chega aos 20 anos lutando para escapar da prisão. O perigo, porém, não está exatamente na censura direta, e sim na força crescente de intermediários – que, se não sofrerem controle, podem condicionar o uso da internet aos próprios interesses.

No dia 6 de agosto de 1991, a internet tornou-se viável. Criada pelo cientista de computação Tim Berners-Lee, a World Wide Web recebeu nesta data sua primeira menção pública, quando um breve sumário do projeto foi publicado no alt.hypertext, um fórum de discussão da rede Usenet. Não foi a invenção da internet, que já existia em forma embrionária desde o final dos anos 60. Mas foi passo fundamental para que ela fosse além de alguns poucos (e gigantescos) computadores universitários e governamentais.

Marcelo Zuffo, professor do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, diz que o sistema WWW foi o grande passo para que a internet saísse do círculo acadêmico e fosse incorporada por toda a sociedade. “Isso mudou tudo. Revolucionou a economia, a sociedade, acelerou a interação informacional, gerando essa impressão de que as distâncias diminuíram”, enumera.

Web fez com que Internet se tornasse visível

O sistema de hipertextos interligados que constitui a Web foi criado para ser uma ferramenta de troca de informações de todos os tipos. O WWW passou a permitir o acesso, por meio de browsers (navegadores), a conteúdo armazenado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo