PrefeituraSanta Maria

PRÓ-ASFALTO. O “paquinho” até pode ser a única saída. Mas não estava no roteiro

Schirmer no anúncio do “paquinho”: três maneiras de o contribuinte financiar o asfalto

É possível. Aliás, é até provável. Sem o Programa de Asfaltamento Comunitário – o Pró-Asfalto (o amigo Alfran Caputti, colega do “Sala de Debate”, na rádio Antena 1, cunhou, com base na sigla, a expressão “paquinho”, adotada agora por este editor desde o PITACO da tarde passada) dificilmente a prefeitura conseguiria atender às demandas por asfalto, flagradas como uma das principais queixas da população. Ou, por outra, se atendesse essas reivindicações, tão presentes no cotidiano do santa-mariense, faltariam recursos para resolver o principal problema apontado: a buraqueira.

Mas, também é uma convicção claudemiriana, isso não estava no roteiro. Ah, não estava. E foi bastante interessante ouvir (e ler) o contorcionismo verbal para fazer com que ninguém lembrasse das promessas de campanha. Todas fazendo crer que a comuna estaria no bloco das mais avançadas do Estado (pelo menos).

Quanto a este editor, que vive de realidades e não é muito chegado a fantasias (como as ouvidas em programas de rádio e televisão), parece que a ideia do “paquinho” não seja exatamente boa. Mas, e isso também é correto, talvez seja a única possível, no momento.

Agora, que é lindo ouvir o discurso, ah, isso é. Você inclusive poderá conferir, nos “links” que encontrará lá no final desta nota. Mas fiquemos com o fato: vêm aí o calçamento solidário. Em que o contribuinte, que já paga seu imposto, terá também que arcar com o ônus de pagar mais uma conta. Isso, claro, se quiser asfalto.

Os detalhes de tudo o que aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Centro Administrativo Municipal, e também as explicações sobre como funcionará o “paquinho”, chegam através do material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Mayura Leal, com foto de João Vilnei. Acompanhe:

Prefeito anuncia Programa de Asfaltamento Comunitário e gratificação para operários do Parque de Máquinas

A Administração Municipal, com o intuito de qualificar as principais vias da cidade, lançou na manhã desta quarta-feira (10), o Programa de Asfaltamento Comunitário – Pró-Asfalto. Durante o ato, que aconteceu às 9h30, no Auditório da Prefeitura Municipal, também foi anunciado a gratificação dos servidores do Parque de Máquinas. No início da solenidade, o secretário de Município de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, esclareceu como funcionará a proposta e apresentou as primeiras 14 ruas já inscritas e aprovadas para receber a iniciativa.

O projeto Pró-Asfalto será divido em três módulos (confira abaixo). Na modalidade Asfaltamento Comunitário, a Prefeitura será responsável pela produção do asfalto, execução e fiscalização da obra e os moradores pela doação formal de materiais aplicáveis. “A Prefeitura fornecerá cerca de 80% dos recursos necessários para a obra e os moradores participarão com o restante. A iniciativa já funcionou em outras cidades como Chapecó, em Santa Catarina”, frisa o secretário.

A segunda modalidade é o Asfaltamento em Parceria, onde a Prefeitura será responsável pela produção do asfalto, execução e fiscalização da obra, e os moradores farão a doação formal à Prefeitura do material para a produção do asfalto e de materiais aplicáveis à obra. A terceira opção é o Asfaltamento por Contratação Direta. Neste módulo, os moradores serão responsáveis pela apresentação e doação do projeto de pavimentação à Prefeitura e pela contratação de empreiteira responsável pela execução da obra. Já o Executivo Municipal será responsável pela análise e aprovação do projeto e pela fiscalização da empreitada.

Em todas as modalidades será firmado um termo de cooperação, onde estará detalhado a quantidade e o tipo de material, os recursos aplicados e de quem será a responsabilidade por cada item. Após a apresentação, o prefeito…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR A PALAVRA DO PREFEITO SCHIRMER

CLIQUE AQUI PARA OUVIR TUBIAS CALIL, SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. ja escrevi em outro post. perceberam que so politicos ja bem velhos fazem acontecer? acho q nao tem mais vaga na cueca. so pode, como que Uruguaiana, cidade de uns 140 mil habitantes, com quase zero industrias e arrecadação. asfaltou toda a cidade? eu falei toda a cidade. ate os becos la pros lados da setembrino de carvalho tem asfalto. a cidade tem uma mega usina de asfalto na saida para itaqui. como que o sr sanchotene consegue e nao pede um “pilinha” pro povo? qdo se quer; se faz. caro prefeito e secretario.

  2. Onde lê-se captar recursos, busca de financiamento, leia-se assitencialismo, onde lê-se terceirizar, leia-se participação comunitária. Enquanto que o governo federal continuar arrecadando mais, deixando os municípios a caixa zero, ou seja, refém dos recursos distribuidos ao bel prazer do poder central, os municípios continuarão tendo que inovar em como fazer com que os serviços continuem sendo atendidos. Culpar e não participar, discutir, principalmente essa distribuição injusta dos impostos é papel de covarde, ou daqueles que sempre cumprem o péssimo papel de criticar e criticar…

  3. Olá Claudemir! Tenho acompanhado as reportagens sem expressar minha opinião, até porque optei por me retirar pelas tantas ofensas direcionadas aos militantes do PT. Mas diante disto que acabei de ler, sinceramente, não dá para continuar omissa.É inacreditável que um governo que promete resolver quase todos os problemas da cidade com recursos mínimos, pois SABIA FAZER E COM FAZER, agora vem divulgar tamanha BARBARIDADE. Pssados já quase três anos de mandato e a cidade que estava na marcha do crescimento, retrocedeu. As ruas não podem estar piores, as obras começadas abandonadas, o trânsito cada vez mais caótico, enfim, não dá para enumerar tudo porque os problemas são infinitos. E agora esta de participação do contribuinte no asfaltamento, esta é demais. E o retorno dos impostos cobrados para onde vai??? Mas tudo isto é fruto da eleição passada onde o povo se deixou levar por promessas demagogas e não quiz enxergar a óbvio. Agora só resta aguentar e torcer para que não cometam o mesmo erro duas vezes, porque senão a única saída é mudar de cidade, porque Santa Maria vai voltar ao século passado com as idéias e os avanços do Prefeito e seus assessores.

  4. Só falta a atual administração cobrar dos moradores por Ex. da rua João Soares Machado, Osvaldo Cruz que foram feitas com recursos obtidos em Brasília e sem onus para os moradores. Mal feito prefeito.

  5. Os desvalidos dos bairros tem mais e que pagarem mesmo pois eles acreditarão nas mentiras e promessas de companhaesta agora estão provando do proprio veneno aperta mais Cezar, que eles merecem.

  6. Realmente é uma inovação!
    No nosso tempo de Prefeitura, buscávamos captar recursos para no governo federal e em organismos Internacionais…
    Agora estão captando recursos da população…
    que coisa!!!

  7. -Agora sim, estão reinventando a Roda. Como tudo no Paço sãos Sonhos, Devaneios e Muitas Boas intenções. Só se inventarem a Quarterização pois pela Tercerização como faziam não há tempo hábil. O PACQUINHO do Cezar-Tobias é mais um lance de véspera de eleição. Se em tres anos não conseguiram fazer não é agora nos ultimos dias que o farão.Esperem nada melhor que o tempo. Não tem como travar o calendario,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo