Eleições 2012JudiciárioPartidosPolítica

QUEM CONSEGUIRÁ? Duas dezenas de partidos novos tentam se viabilizar para 2012. Entre eles, PSD e PPL

Até o final de setembro, primeiros dias de outubro, se saberá. Mas o fato é que no mínimo 20 novas siglas tentam se habilitar para obter o registro (provisório que seja) junto ao Tribunal Superior Eleitoral e, assim, poder participar do pleito do próximo ano.

Entre os mais conhecidos estão o PSD (Partido Social Democrático), liderado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, e o PPL (Partido Pátria Livre), que tem entre seus integrantes o santa-mariense Werner Rempel. Não por acaso, são os que estão em fase mais adiantada para a obtenção do registro.

Para saber mais desse momento e dessa situação, acompanhe material publicado n’O Estado de São Paulo. A reportagem é de Carolina Spillari. A sequir:

Pelo menos 20 novos partidos tentam obter registro, indica TSE

Pelo menos 20 novos partidos políticos buscam registro na Justiça Eleitoral brasileira, informou nesta sexta-feira, 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após levantamento em parceria com Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A obtenção do registro de um novo partido deve ser feita um ano antes da eleição a qual pretende concorrer, determina a Lei 9.504/97. Nos próximos 70 dias, o TSE deverá conceder os registros aos partidos que desejam concorrer às eleições de 2012, já o primeiro turno será realizado no dia 7 de outubro de 2012. Os candidatos que pretendem pleitear cargo político também estão inclusos nesse prazo.

Pela Lei 9.096/95, a nova legenda deve ter o apoio de eleitores por meio de assinatura acompanhada do respectivo número do título eleitoral. O número de assinaturas deve equivaler a 0,5% dos votos dados para a Câmara dos Deputados, não computados os votos brancos e nulos, na última eleição geral…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Para informação o PPL já entregou o pedido de registro nos estados e no dia 24 de Agosto estará frealizando um ato em Brasília para fazer a entrega no TSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo